Cozido de carne feito em Uberaba vai para o Guinness Book

A cidade mineira de Uberaba voltou a entrar para o Guinness Book (Livro dos Recordes), mas desta vez através da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), após o preparo de 4.778 quilos de carne cozida feito por cerca de 20 chefes de todo o país em uma panela pesando 1.371 quilos.

O recorde anterior de maior cozido de carne do mundo era de quatro toneladas, que foi registrado em dezembro de 2018, nos Emirados Árabes.

A receita que levou acém, coxão duro zebuíno, legumes e temperos especiais foi feita ao vivo neste domingo (5) durante o “Zebu para Todos”, na 85ª edição da Expozebu. O evento foi aberto ao público que pagou ingresso no valor de R$ 5 e um litro de leite. O valor arrecadado será doado ao Hospital de Amor de Barretos (SP) e aos grupos Vencer e Oasis, ambos de Uberaba. Depois de pronto, todos puderam degustar do prato.

O preparo foi acompanhado de perto pela adjudicadora do Guinness Book, Raquel Assis.

“Era necessário que a maior parte dos ingredientes fosse de carne e molho e a consistência não podia ser como uma sopa. Eles seguiram todas as proporções que são feitas num cozido regular e bateram o recorde. Hoje mesmo a gente faz a apresentação do certificado e ainda nesta semana o resultado entra em nossa base de dados”, explicou.

Segundo a ABCZ, o preparo da carne, chamada de ‘Zebuiada’, começou ainda de madrugada. “Nós iniciamos os preparativos à 0h. Às 2h já acendi o fogo e a partir daí não paramos mais. O trabalho foi enorme, imagine você fazer um guisado na sua casa para quatro pessoas e aqui nós fizemos para 10 mil”, explicou o chefe Allan Vila, responsável pela receita.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: