Clínica de Hemodiálise desenvolve ação no Dia Mundial dos Rins

O Dia Internacional dos Rins foi comemorado no dia 14 de março. Para lembrar a data a equipe de profissionais da Transnefro Clínica de Hemodiálise e Nefrologia de Frutal, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, realizou uma campanha de conscientização e de prevenção na região do Parque dos Lagos com o tema “Saúde dos Rins para todos”. Enfermeiras, técnicas de enfermagem, nutricionista e profissionais do setor administrativo distribuíram panfleto sobre a ação e fizeram a aferição da pressão e o teste de glicemia das pessoas que passaram pelo local.

De acordo com o médico nefrologista da unidade, Lucas Conrado, a doença renal é silenciosa e não apresenta sintomas específicos. Por isso é tão importante a informação através de campanhas e ações como as realizadas no parque dos Lagos. As principais causas da doença são hipertensão, diabetes, infecção urinária, febre e dor lombar. “No caso das pessoas que não têm nenhum tipo de doença, é fundamental que ela faça exame de urina 1 onde se observa o nível de ureia, creatinina, sódio e potássio pelo menos uma vez por ano, já as que já possuem, o ideal é que seja a cada seis meses”, recomenda o médico. 

Atualmente a clínica de Hemodiálise atende 71 pacientes de Frutal, dos povoados e da região, além de outros 25 semanalmente a nível ambulatorial no Hospital Frei Gabriel. “O objetivo de nossa ação foi orientar a população de que um simples exame de glicemia e de pressão pode prevenir a doença renal crônica”, informou Thais Furlan Duarte Grisolia, responsável técnica da clínica. Ela diz que ficou satisfeita com a resposta por parte da comunidade que atendeu ao chamado e se mostrou bastante interessada em fazer os exames propostos pela equipe. “A prevenção é essencial e essas pessoas agora vão procurar o serviço médico assim que tiver algum sintoma”, observou a enfermeira.

“É muito claro o quanto a nutrição é fundamental no tratamento e no prognóstico do paciente com doença renal crônica”, destacou a nutricionista Camila Mendonça. Nesse sentido, ela alerta quanto à alimentação adequada até mesmo para quem não sofre com a doença, como evitar o consumo exagerado de sal, açúcar, alimentos com sódio como refrigerantes, bolachas, entre outros. Praticar hábitos simples como observar no final do dia a cor da urina, se hidratar sempre, comer frutas e legumes, alimentos com proteínas e fazer atividades físicas.  

Para a enfermeira Carla Maria dos Santos Gonçalves, a falta de informação é um dos fatores que também contribuem para o surgimento da doença renal. Muitas vezes, o paciente vai a Unidade de Saúde Básica e não solicita ao médico um simples exame de urina. “Os rins são órgãos fundamentais do corpo e precisamos cuidar deles com mais atenção”, recomendou.

O trabalhador rural Cícero Severino da Silva, 30 anos, estava fazendo caminhada na região dos Lagos e resolveu aferir a pressão e fazer o teste de glicemia. “A gente só trabalha e essa campanha da clínica me ajudou a colocar os exames em dia, só tenho a parabenizar e agradecer à equipe”. A dona-de-casa Neusa Nunes Pinheiro, 63 anos, elogiou o local de realização da ação que segundo ela, pôde conscientizar mais pessoas.

O paciente de diálise há quase três anos, Edvonei Eupídio, 64 anos, também parabenizou a campanha de conscientização. “Eu tive problemas nos rins por causa de outra doença. Por isso é tão importante a prevenção e a informação”, admitiu. A aposentada Magda de Oliveira Silva, 48 anos, que há nove anos luta pela vida fazendo tratamento de diálise, dos quais três em Frutal, disse que adquiriu a doença renal devido à pressão arterial. Para dona Magda, é essencial que as pessoas valorizem mais este tipo de iniciativa para no futuro, assim como ela, não ser surpreendida com algum tipo de doença.

A Transnefro Clínica de Hemodiálise e Nefrologia de Frutal funciona de segunda a sábado, na av. Brasília, anexa ao Hospital Frei Gabriel. As sessões de diálise ocorrem em dois turnos, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Os telefones para mais informações sobre atendimento são 3423-3474 e 3423-3475.

(Matéria produzida pela Jornalista Zilma de Oliveira)

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: