Carnês do IPTU começam a ser distribuídos em Frutal

A Prefeitura de Frutal iniciou a distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU/2019) aos contribuintes. De acordo com o secretário Municipal de Fazenda, Claiton Antonio Leali, os carnês são distribuídos pelos correios e o contribuinte poderá optar por duas formas de pagamento, cota única ou dividir o imposto em até oito parcelas com o valor mínimo de R$ 40 reais.

Segundo o secretário Claiton, a primeira parcela ou cota única vencem no dia 10 de abril, caso o contribuinte esteja com os tributos em dia e resolver pagar à vista poderá obter descontos de 20%, já o inadimplente terá desconto de 10%. “O contribuinte que tiver débitos anteriores, pode pagar o IPTU de 2019, porém no próximo ano se ele continuar com débito só terá 10% de desconto, se tiver regularizado o desconto será de 20%. Lembrando que imóveis de até 71metros são isentos de IPTU”, afirma.

Ainda de acordo com Claiton Leali, o contribuinte que estiver inadimplente poderá aproveitar a oportunidade e colocar suas contas em dia, com desconto de até 100% em juros e multas. “Até o dia 31 de maio, os débitos em atraso terão descontos de até 100% em juros e multas e até o dia 31 de agosto o desconto será de 90%”, informa.

O secretário Claiton explica que caso o contribuinte não receba o carnê em sua residência até o dia 05 de abril, deve procurar a Secretaria de Fazenda, localizada no prédio da Prefeitura, das 12h às 18h de segunda a sexta-feira. “É importante destacar que a segunda via do IPTU está disponível no site da Prefeitura no link www.frutal.mg.gov.br no Portal do Contribuinte”, ressalta.

Segundo Claiton, o índice de inadimplência de 2018 chegou a 36%, o que deixa de ser aplicado em melhorias na cidade, pois o valor do IPTU é investido em diversos setores, como saúde, educação e infraestrutura urbana. “Caso o contribuinte não regularize a situação poderá sofrer algumas penalidades como execução ou ser encaminhado para o cartório de protesto”, relata.

Para outras informações procurar a Secretaria Municipal de Fazenda ou ligar no 3423-2800 ou 3423-2840 no horário das 12h às 18h de segunda à sexta-feira.

%d blogueiros gostam disto: