Caju, Vila, Progresso e Jd. Laranjeiras recebem mutirão de limpeza no final de semana

A Prefeitura de Frutal, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza no sábado (23) e domingo (24), um grande mutirão contra a Dengue, uma força tarefa para organização e limpeza da cidade.

O mutirão será realizado inicialmente nos bairros Caju, Vila Esperança, Progresso e Jardim das Laranjeiras e contará com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Mirim, Polícia Militar, APAC, Ministério Público e Poder Judiciário.

Após reunião realizada no dia (15), pelo juiz de Direito Gustavo Moreira, ficou definido que além da limpeza, incluirá ações fiscalizatórias da Prefeitura, apreensões e remoções de bens, lavratura de ocorrências policiais e prisão dos infratores por crimes contra o meio ambiente ou ordem social, limpeza das áreas públicas e eventuais particulares que estiverem em situação irregular. A ação contará com apoio do Ministério Público e Poder Judiciário para atuação e rápida resposta aos responsáveis pelas irregularidades.

Segundo o juiz Gustavo Moreira, será angariado apoio dos munícipes para, primeiramente, cumprir a parte que lhes cabe, ou seja, promover a limpeza e organização dos terrenos ocupados e baldios, descarte de lixos em locais próprios, combate aos focos e ambientes propícios ao fomento de insetos e, permissão para regular fiscalização dos agentes. Caso isso não se opere, serão tomadas medidas administrativas, civis, policiais e criminais.

O mutirão de limpeza ocorrerá das 07h às 16h, e a secretária de Saúde Marília Gonçalves Martins, solicita que os moradores destes bairros coloquem os lixos ou materiais não utilizados nas calçadas até as 8h, para a equipe fazer o recolhimento. “É fundamental o apoio da população, precisamos que eles colaborem e coloquem os entulhos ou qualquer material que acumule água nas calçadas para que seja feito o recolhimento”, ressalta.

De acordo com dados da Rede de Monitoramento Epidemiológico da Dengue em Frutal, 76% dos focos com larvas do mosquito Aedes aegypti, onde ocorreram casos suspeitos e confirmados da doença, foram encontrados nas residências, ou seja, vasilha de água de animais domésticos, calhas, pratinhos de vasos, tampas de aparelhos de ar condicionado, reservatório de geladeiras, vasos sanitários pouco utilizados e em bromélias. “Vamos ter muito cuidado com o Aedes não se brinca, ele transmite doenças graves, como Dengue, Chikungunya e o Zica vírus, vamos eliminar os focos”, destaca Marília.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: