Crônica: Entre o céu e a tela do celular, as imagens!

Dia desses, divagando pelos pensamentos, olhando pela janela do quarto no meio da madrugada, passei a reparar no céu e seus infinitos pontos de luz que brilhavam por ali, fazendo um belo espetáculo junto à Lua. Às vezes parece ser uma coisa boba, olhar para o céu noturno… mas quantas e quantas noite de luar não desperdiçamos com coisas pequenas?

É aquele programa de televisão que queríamos ver, aquela série do Netflix que vamos maratonar, é enfiar a cara no travesseiro chateado com a vida por algo não ter dado certo no decorrer do dia. Enquanto isso, lá fora, alheia a tudo que nos acontece, a natureza dá o seu espetáculo.

Nas últimas décadas, temos vivido cada vez mais intensamente, cada vez mais enfiados com a cara na tecnologia (como esse computador que escrevo, o celular pelo qual vou compartilhar esse texto) e possivelmente deixamos de desfrutar pequenos prazeres. Viajamos para a praia ou para as montanhas nas férias ou feriado, mas mais importante do que estar lá, é mostrar por fotos que ali esteve.

Uma ditadura de imagens que assombram redes sociais, stories e tantos quantos outros meios de propagação dessa “propaganda pessoal de felicidade” que nos obrigamos a fazer para os amigos e – principalmente, em alguns casos – para os desconhecidos. Sim, estamos mesmo vivendo esse tempo em que a imagem vale mais do que a realidade.

Amostra disso tive no final de semana. Ao encontrar com amigos para saborear um delicioso lanche lá pelas oito da noite, conversávamos sobre o quanto as imagens convencem, especialmente em redes sociais. Um grande amigo contou que esses dias atrás encontrou fotos bonitas de vários locais do mundo e resolveu compartilhar em suas redes sociais. Em pouco tempo várias mensagens perguntando se ele estava na Europa. Para completar, ele disse: “Logo eu, que nem passaporte tenho!”.

Enquanto vivemos de ver as “stories” da vida alheia passar na diminuta tela do celular, enquanto estamos aqui, nas redes, tentando nos conectar com o mundo lá fora… o mundo lá fora nos convida a desfrutá-lo. E, para isso, às vezes, nem é preciso sair da sua cidade. Basta olhar para o céu. Há muita beleza ali que deveríamos aproveitar mais e não desperdiçar com coisas menores.

Rodrigo Portari

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: