Opinião: apenas com tragédias é que se aprende a lição

Diz um velhíssimo ditado que é melhor “prevenir do que remediar”. Infelizmente e mais uma vez, Frutal só está aprendendo isso da pior forma possível no que diz respeito à dengue. Que a dengue mata, os anúncios publicitários nos dizem a décadas. Que a morte por dengue pode acontecer na casa do vizinho, isso ninguém quer acreditar. E é esse o fato que vivenciamos nos dois últimos dias após a dengue fazer sua primeira vítima fatal nesse ano.

A divulgação do laudo da morte por dengue deixou muita gente afoita. E essa não é a primeira vez que a dengue mata na nossa cidade. O primeiro caso que noticiei foi há quase 15 anos, lá no início dos anos 2000, e que teve como vítima uma amiga de infância, daquelas que estudamos no colégio a vida inteira. Passado tanto tempo, eis que a lição não foi aprendida. Pelo menos não por grande parte da cidade e, com toda certeza, com uma boa dose de parcela do poder público também.

Não se trata aqui de apontar dedos, culpados ou condenar ninguém pela morte em decorrência da dengue. Trata-se mesmo de um puxão de orelhas, daqueles bem dado, para todos nós. Quantas vezes não se dá atenção para aquela tampinha de garrafa caída no quintal de casa? Ou para o vaso de plantas que está acumulando água. Quantas pessoas não jogam lixo em terrenos baldios (vivo isso diariamente nos terrenos aos fundos da minha casa, no Progresso) achando que está fazendo “bonito” em levar o lixo de sua casa ou estabelecimento comercial para colocar atrás da casa dos outros?

Mutirão de limpeza ajuda? Com certeza nesse momento ajudaria muito. Mas seria desnecessário caso a lição fosse aprendida com as mortes do passado. E, como eu apontei acima, o Poder Público tem a sua parcela de responsabilidade. O Marretão, como bem demonstraram imagens que circulam nas rede sociais, acumula um criadouro gigante de mosquito da dengue (sim, as fotos não são antigas, são de ontem mesmo). Os terrenos baldios e sujos podem e devem ser limpos pelo município e a cobrança do serviço emitida na guia de IPTU do proprietário. Já existe lei que prevê isso, inclusive, no Código de Posturas do Município de Frutal.

Espero que não tenhamos mais que voltar a escrever sobre mortes provocadas por dengue. Quero acreditar que essa lição esteja sendo aprendida às custas das lágrimas de uma família. É triste constatar isso. Mas extremamente necessário frisar, mais uma vez: prevenir é melhor do que remediar. A prevenção não foi feita. Agora nos resta remediar. Infelizmente.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: