Noticias

Frontino: o pré-candidato “tucano” em Frutal

 

Narcio e Frontino
Narcio e Frontino

Frontino Santana, pré-candidato do PSDB às eleições de 2012, é natural de Frutal, empresário, e afirma estar disposto a disputar a eleição 2012 junto com seu grupo político, liderado pelo secretário de Estado Narcio Rodrigues juntamente com o presidente do PSDB, Edivalder Cheiroso e o vice-prefeito de Frutal, Jair Heitor Duarte.

Em sua entrevista, Frontino destaca os avanços da cidade nos últimos anos e afirma que ainda há muito trabalho para fazer, especialmente para acompanhar o ritmo do desenvolvimento do município.

Confira a entrevista:

1.Em sua avaliação, qual é o principal desafio de Frutal para os próximos 4 anos?

Frontino – Na minha visão, um dos desafios é fazer com que Frutal se consolide como polo regional, marcando de fato sua liderança na microrregião do Baixo Vale do Rio Grande. Mas não é só isso. Temos que buscar opções para que a população tenha condições econômicas, e o poder público, possa oferecer infraestrutura, saúde, educação e atuar em casos pontuais, como a questão do trânsito e o meio ambiente. Há também a necessidade de dar atenção especial à nossa zona rural, que precisa de uma melhor atuação do poder público. Com isso, espero que através de uma grande dedicação, uma gestão administrativa eficiente e o amor que tenho a Frutal, nossa cidade possa ter uma melhor condição de vida.

2.Como você vê a importância da UEMG e do Hidroex para a cidade?

Frontino – A UEMG transformou, de fato, a vida da nossa cidade. Não só pelo ensino superior gratuito e de qualidade, mas também pela atração de pessoas da região e de todo o país, que chegaram aqui e aqueceram nosso comércio e o mercado imobiliário, além de proporcionarem uma grande mudança cultural. Não há como pensarmos o futuro de Frutal sem passar pela Universidade, que realmente é uma transformadora da nossa realidade e que vai consolidar isso de forma ainda mais forte nos próximos anos. O mesmo nós vemos com o Hidroex, que deu a Frutal uma projeção internacional. É um organismo que tem apoio dos países da Unesco e que vai melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa cidade com projetos ambientais e de preservação da água. Através destas ações, o Hidroex estará também ajudando ao nosso produtor rural, trazendo novas tecnologias e conhecimento para o setor. Tenho a convicção de que essas duas instituições são fundamentais para o desenvolvimento, e o gestor que não tiver consciência disso, que não souber acompanhar esse progresso, certamente não estará preparado para contribuir com o futuro de Frutal.

3.Qual sua avaliação sobre as usinas instaladas e a geração de empregos em Frutal?

Frontino – As usinas foram de grande importância para Frutal e região, que deu um impacto para o crescimento econômico dentro do setor do agronegócio, empregando um grande número de famílias, melhorando a qualidade de vida destas e trouxe uma melhoria de parte das nossas estradas rurais. Mas também precisamos buscar novas ofertas de empregos em outros setores, diversificando áreas.

4.Na sua opinião, qual é a importância da atuação de Narcio e Zé Maia para Frutal?

Frontino – Uma dupla que vai ficar na história de Frutal. Ambos têm feito acontecer um diferencial para a população, em geração de emprego, moradia, saúde, segurança pública, apoio ao produtor, rodovias, várias empresas gerando emprego, e outros. Para eles, eu tiro o chapéu. Tenho a certeza que existe uma realidade em Frutal antes do deputado Narcio e outra após a sua eleição.

5.Qual é hoje o principal desafio da cidade para que ela possa se consolidar como referência para a microrregião do Baixo Vale do Rio Grande?

Frontino – Criação de áreas industriais com projetos qualificados para atrair grandes empresas e gerar mais renda e empregos. Lutar para a conquista de escritórios regionais que representem o Estado e a União na prestação de serviços à população da região. Com certeza, através destas ações Frutal chegará em grande velocidade à cidade de nossos sonhos, “a” cidade do Baixo Vale do Rio Grande.

6.Em relação à segurança pública, você acredita que ela está satisfatória?

Frontino – Apesar do profissionalismo da polícia de Minas Gerais, que muito nos orgulha, e das várias ações têm sido desenvolvidas em nossa cidade, acredito que precisamos trabalhar para crescimento do efetivo tanto da Polícia Militar como da Polícia Civil. Ainda temos que conquistar a elevação da Companhia Independente da PM para Batalhão e a conclusão de sua nova sede. Outro ponto importante é sensibilizar o estado para a construção de um novo presídio, retirando do centro da cidade a cadeia pública, e ainda construir uma nova sede para a Polícia Civil. Temos a proposta de criar políticas públicas dentro do Poder Municipal para melhorar ainda mais a segurança da nossa comunidade, dando mais tranquilidade aos frutalenses.

7.O que é preciso para fortalecer o esporte frutalense?

Frontino – Criar uma secretaria independente para valorizar e atender todos que amam o esporte. Transformar o Marretão em uma Vila Olímpica, para que possa ter condições de diversificar as atividades esportivas naquele espaço. Incentivar as mais diversas modalidades esportivas, inclusive o esporte radical.

8.Em sua opinião, a cidade está preparada para ser referência regional em saúde, atendendo pacientes da região no Frei Gabriel?

Frontino – Acredito que avanços foram feitos na área, e devemos continuar melhorando a saúde em Frutal, como, por exemplo, com a instalação da UTI, o aumento de médicos especialistas e buscando melhorar os exames complementares e os de alta complexidade, tais como tomógrafo, ressonância, entre outros. Também temos que trabalhar para que o Frei Gabriel possa se transformar em um hospital escola com a vinda de um campus da UFTM e o curso de Medicina.

9.Dentro das propostas do partido, quais as que mais seriam importantes a serem adotadas em Frutal?

Frontino – O PSDB tem um trabalho pautado na ética, seriedade e transparência. O partido trabalha dentro da capacidade da gestão do dinheiro público, fazendo com que através desta forma de administrar, mais benefícios possam chegar diretamente à população. Estaremos utilizando o governo do Estado, que é do nosso partido, para buscar mais recursos e benefícios à comunidade frutalense. Procuraremos ouvir a opinião pública para fazer uma gestão séria, com propostas à altura da nossa população.

10. Deixe uma mensagem à população frutalense.

Frontino – Sabedoria, paz, trabalho, família e muito amor com o próximo para que o homem e a mulher possam construir não só o lar, mas também o sucesso de vários e o progresso de todos.

=====

Amanhã, às 14 horas, entrevista com o pré-candidato Toninho Heitor. Não percam!

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: