Maria Coberta, Batuque, Fumaça e outros personagens viram contos em livro

A Escola Municipal Frei Teodósio realizou na quarta-feira (05), o lançamento do livro “Contos Populares Frutalenses”. O projeto foi idealizado pela professora Ângela Machado de Paula em parceria com os alunos Ana Laura Ferreira, Eduarda A. Silva, Gabriela F.R.de Paula, Kauan M. N. de Souza e Maria Eduarda S. Nunes.

De acordo com a professora Ângela, sempre pesquisou sobre autoria desde o seu mestrado que desenvolveu na Escola Municipal Alonso de Morais, que na época trabalhou com o tema “Contos Maravilhosos”. Segundo ela, para montar uma pesquisa científica, é preciso existir um problema, e foi identificada a dificuldade das crianças em produzir textos, ter uma identidade, e não chegar na universidade sem saber ler e escrever. “Esse projeto fala muito ao meu coração, por isso eu quis aprofundar no meu doutorado, conversei com meu orientador professor Dagoberto Gunharena que não posso deixar de agradecer, pois me deu todo apoio e orientação de que precisava para iniciar o projeto”, lembra.

Segundo a professora Ângela, o intuito do projeto foi saber como é a questão da autoria, a criança escrever com suas próprias palavras. Diante disso surgiu a ideia através da obra de Lindolfo Gomes, que fez uma compilação de “Contos Populares Mineiros”. “Levei esses contos para as crianças e desenvolvemos o trabalho, respeitando todo rigor científico, deixando que as crianças escrevessem o que quisessem, trazendo a cultura e o que elas vivem no social para essa escrita, uma escrita humanizada, falando sobre o que realmente viveram ou o que gostariam de escrever”, relata.

A princípio a professora acreditava que as crianças falariam de coisas que vivem no dia-a-dia, como um tombo de bicicleta, uma cirurgia que fizeram, mas eles se inspiraram no conto de “João Preguiça” e foram surgindo personagens folclóricos inesquecíveis que vários frutalenses guardam nas lembranças como, ‘Maria Coberta’, ‘Batuque’, ‘Fumaça’, ‘Correntão’, ‘Nenê das Chaves’, entre outros. No total foram 33 contos escritos pelas crianças falando dos personagens da cidade de Frutal, ou elas como protagonistas, o que resultou na obra “Contos Populares Frutalenses. “Para mim é uma alegria muito grande, porque geralmente a pesquisa de doutorado ou de mestrado não tem esse retorno na escola, então fiz questão de publicar, trazer e lançar o livro aqui na escola para que as crianças realmente sejam autoras e vivenciem esse momento que eu tenho certeza será inesquecível na vida delas” destaca.

Para a secretária executiva de Educação Adelina Silva, é motivo de muito orgulho para Frutal esse projeto: “Em meus 50 anos de trabalho na educação eu não tinha visto um projeto como esse. Meus parabéns à professora Ângela, às crianças e toda Escola Municipal Frei Teodósio”, finaliza.  Para informações de como adquirir o livro, ligar no Frei Teodósio: (34)3423-2693.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: