MP propõe parceria com a APAC para construção de abrigo para menores

            A 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Frutal está propondo uma parceria inédita que visa a participação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Frutal.  A ideia, segundo explica o promotor de justiça Fabrício Costa Lopo, é fazer com que a instituição forneça os blocos de cimento a serem utilizados na obra prevista para iniciar em 2019. São 1.920 metros quadrados de construção que irá beneficiar 30 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos em situação de risco e vulnerabilidade. 

            O promotor explica que a construção do abrigo foi proposta depois da assinatura em 2017 de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Procuradoria de Justiça da Infância e Juventude e a Procuradoria do Trabalho de Uberlândia. “Foram liberados 600 mil reais que serão investidos no projeto”, informa. Sendo assim, em outubro um grupo de engenheiros civis e professores da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) conheceu a fábrica de blocos da APAC. “Eles ficaram fascinados com a qualidade e o material produzido”, comenta Dr. Fabrício.

            O promotor informa ainda que, visando economia na construção, a Faculdade de Arquitetura doou o projeto arquitetônico, o município a área para a construção, a mão-de-obra será dos recuperandos e os blocos serão vendidos a preço de custo. Além do que, o prédio irá contar com um auditório com salas de convivência para que a Associação de bairros do Nossa Senhora Aparecida a quem o terreno pertencia anteriormente possa utilizar sem custo algum.

            De acordo com Dr. Fabrício, a manutenção do abrigo será de responsabilidade do município através do consórcio regional de municípios. “Trata-se de um bem público pertencente a toda a sociedade”, afirma. Para o promotor, ter a APAC Frutal será uma forma de contribuir na melhoria da qualidade de vida dos acolhidos e ao mesmo tempo, a oportunidade dos recuperandos mostrarem o seu valor num projeto considerado modelo em todo o país.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: