Parceria entre Judiciário, Câmara e Prefeitura beneficia APAC com usina de entulhos

Numa parceria inédita entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, Frutal deverá contar em breve com uma usina de entulhos de material de construção. No início de novembro aconteceu mais uma reunião em torno da implantação do projeto entre a diretoria da APAC, engenheiros civis e ambientais e a Secretaria de Meio Ambiente.

A titular da pasta, Mônica Alves, explica que a Prefeitura de Frutal tem um compromisso com o Ministério Público de dar destinação correta aos resíduos de construção civil. Uma das sugestões foi então desenvolver um projeto socioambiental que pudesse resolver o problema do município e ao mesmo tempo contemplar uma instituição que trabalha a questão social como é o caso da APAC. “De pronto o presidente Célio Garcia abraçou o projeto e temos certeza que esse novo desafio será um sucesso”, destacou.

Para a aquisição do triturador dos entulhos foram investidos 100 mil reais, dos quais 60 mil foram doados pelo Poder Judiciário da Comarca, através do juiz Gustavo Moreira e o restante pela Câmara Municipal de Frutal. Além disso, a Prefeitura de Frutal doou em forma de comodato por 30 anos, uma área de dois hectares para o funcionamento do projeto. Segundo Mônica, resta agora apenas a instalação da energia elétrica para que o equipamento comece a funcionar. “Com isso, os recuperandos vão poder trabalhar e será uma importante fonte de renda para a instituição”, afirma a secretária.

Nessa parceria, deverá haver um trabalho conjunto entre os caçambeiros, construtores, usina de entulhos e a Secretaria do Meio Ambiente. A gerente administrativa da APAC, Paula Queiroz, agradeceu a parceria afirmando que a iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente vem de encontro à metodologia apaqueana na medida em que irá proporcionar a oportunidade de trabalho e contribuir para a reintegração do recuperando junto à sociedade.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: