Frutal tem casos suspeito de Zika e Chikungunya; e nenhum suspeito de dengue

Boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) aponta que Frutal tem um caso suspeito de Zika Vírus e um de Chikungunya que estão sob investigação. Em contrapartida, até o momento, não aparecem casos de dengue no município. As duas doenças são transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito “Aedes Aegipty”, popularmente conhecido como “mosquito da dengue”.

De acordo com o Ministério da Saúde, a zika é uma doença febril aguda, autolimitada, com duração de três a sete dias, geralmente sem complicações graves. No entanto, há registro de mortes e manifestações neurológicas, além de casos de microcefalia.

Em Minas Gerais, foram registrados 173 casos prováveis da doença em 2018, mas nenhum óbito foi confirmado.

A principal forma de transmissão do vírus zika é pela picada do mosquito infectado, principalmente o Aedes aegypti. Os principais sintomas são febre, conjuntivite, dores nos músculos e nas articulações, mal-estar e dor de cabeça.

Já a chikungunya provoca febre, dores nas articulações e pode causar reumatismo. Existem quadros com dores leves, moderadas e graves. Em 50% dos casos, elas se tornam crônicas.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: