PSB Nacional muda Executiva Estadual para inviabilizar Lacerda ao governo de MG

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, alterou nesta quinta (2) a composição da direção do partido em Minas Gerais para inviabilizar a candidatura de Marcio Lacerda (PSB) ao governo do estado. Os novos membros já foram comunicados ao Tribunal Regional Eleitoral e passam a exercer o comando a partir desta sexta (3).

Para cumprir um acordo nacional com o PT, o PSB determinou a retirada da candidatura de Lacerda para favorecer a reeleição de Fernando Pimentel (PT), mas ele e a direção estadual não aceitaram. Lacerda afirmou que irá fazer o que estiver a seu alcance para manter a candidatura, inclusive recorrer à Justiça.

Os novos integrantes da direção do PSB em Minas são ligados ao deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG), que é inimigo político de Lacerda e é contrário a sua candidatura. Delgado não confirmou a mudança ao ser procurado pela reportagem.

A substituição da direção foi possível porque, em Minas Gerais, o PSB não possui um diretório eleito, mas uma comissão provisória cuja nomeação fica a cargo dos dirigentes nacionais da sigla. Assim, cabe a Siqueira definir o comando do partido no estado.

O PSB mineiro tem convenção marcada para o próximo sábado (4) e Lacerda diz ter maioria entre os pessebistas para ser indicado candidato. A nova direção, porém, precisará definir se mantém a convenção já agendada e se seguirá a orientação de coligação com o PT.

Segundo Lacerda, a retirada da sua candidatura só pode ocorrer com aval da executiva nacional do partido e caso o candidato tenha violado alguma norma partidária, o que não seria o caso. Por isso, estuda judicializar a questão.

“Como não existe nada disso, cheguei a conclusão óbvia de estarmos aqui enfrentando uma truculência, um ato antidemocrático absolutamente injusto e que me provocou muita revolta e indignação. E me levou a insistir nessa candidatura, reforçou a nossa determinação de disputar o governo”, disse Lacerda nesta quinta (2).

Terceiro lugar nas pesquisas, atrás de Antonio Anastasia (PSDB) e Fernando Pimentel (PT), Lacerda ganhou musculatura na última semana com a adesão praticamente acertada de seis partidos, além do PSB. Também tinha a possibilidade de ter Rodrigo Pacheco (DEM), outro candidato ao governo, como aliado.

“A nossa candidatura vinha crescendo e se fortalecendo como uma terceira via muito viável dentro da tradicional polarização entre PT e PSDB que existe em Minas Gerais há muito tempo”, disse Lacerda.

PDT, de Ciro Gomes, divulga nota em que abre as portas para ex-prefeito

Paralelo ao racha interno do PSB, a direção do PDT em Minas Gerais divulgou uma nota ontem afirmando que as portas do partido estão abertas para o ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda (PSB). No texto, a sigla também criticou a negociação entre PT e PSB em nível nacional. “Como lhe faltou apoio do seu partido (…), oferecemos aqui, mais uma vez, as portas abertas do PDT. Sabemos que quem fica maior com essa prática [aliança nacional] é o ex-prefeito”, declarou a direção do PDT. Os pedetistas já haviam declarado apoio à pré-candidatura de Lacerda.

Ainda na nota, o presidente do PDT em Minas, Mário Heringer, afirmou que o pacto nacional entre PT e PSB “ataca a vontade e soberana de mineiros e pernambucanos”. “As portas não se abrirão aos pontapés”, continua o comunicado oficial. A nota também defende que a estratégia foi uma forma de constranger a candidatura à Presidência de Ciro Gomes (PDT). “Atropela o bom senso e a razoabilidade para continuar uma hegemonia e transformar a política em chave de cadeia”, declarou o PDT.

Lacerda foi cotado para compor a chapa presidencial como vice de Ciro Gomes, mas descartou a possibilidade e reafirmou o nome para a disputa do governo de Minas.

Fonte: Jornal da Manhã

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: