APAC Feminina é inaugurada em grande estilo

Em uma cerimônia rápida e marcada por muita emoção, Frutal viu ser inaugurada a unidade feminina da APAC do município. Com a presença de autoridades como Secretário de Defesa Social, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, juízes, promotores, prefeitos e vereadores da cidade e da região, a grande marca da cerimônia foi o reconhecimento ao método de recuperação de presos implantado pela APAC e o grande esforço dos recuperandos que se dedicaram, ao longo dos últimos meses, à construção da nova unidade.

O merecido reconhecimento veio de todas as partes: desde das mais altas autoridades estaduais e judiciárias às diretorias locais da APAC. Com a presença de todos os recuperandos, eles foram parabenizados por toda dedicação para garantir que a Frutal pudesse acolher, a partir desta semana, mulheres que estão em cumprimento de pena e que agora terão a chance de um tratamento mais humanizados e que, principalmente, trata com dignidade os apenados e os prepara para a volta à vida em sociedade.

A estrutura da APAC Feminina lembra a da unidade masculina. Há espaço para recuperandas em regime aberto, semi-aberto e fechado. Área para banhos de sol e atividades que deverão ser implantadas a partir de agora. Se na APAC masculina já há uma fábrica de blocos, panificadora, horta, entre outras atividades, a intenção agora é diversificar essa gama de atividades para as mulheres, permitindo maior espaço de aprendizado e profissionalização para as recuperandas.

Outro ponto marcante da cerimônia foi a assinatura do termo para a implantação de um Centro de Recuperação Infanto-Juvenil em Frutal. Em outras palavras, uma APAC que será focada nos adolescentes infratores, visando que possam cumprir medidas sócio-educativas em locais adequados e, acima de tudo, dentro da filosofia apaqueana. Sem dúvida, essa boa notícia ainda vai render muitos frutos para a cidade, reforçando o status de Frutal como uma referência na execução penal.

Homenagens

Diversas homenagens foram prestadas durante a cerimônia, num gesto de reconhecimento a todos que direta ou indiretamente lutaram para a concretização da APAC Feminina em Frutal. Dentre os homenageados esteve o advogado criminalista Renato Furtado, um dos idealizadores do projeto que, em parceria com as autoridades locais, estaduais, federais e judiciárias, se empenhou na viabilização dos recursos necessários para a instalação, construção e funcionamento da unidade feminina da APAC.

O presidente da Câmara de Frutal, professor Querino François de Oliveira Vasconcelos, também foi homenageado na ocasião, pelo apoio institucional e até mesmo financeiro que a Câmara de Frutal tem dado para a área de segurança pública no município.

 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: