MP vai investigar atraso no pagamento dos professores do Estado

Ministério Público vai abrir inquérito contra o governo do Estado para acompanhar e cobrar respostas dos atrasos no escalonamento dos salários dos servidores da educação. A decisão foi tomada após reunião na tarde de terça-feira (26) de representantes da Associação dos Professores Públicos de Minas (APPMG) com o promotor Leonardo Barbabela, coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Defesa do Patrimônio Público, oportunidade em que a categoria formalizou a petição de retorno do pagamento da categoria para o quinto dia útil de cada mês. A situação, segundo a APPMG, está insustentável.

O atraso nos pagamentos, já escalonados, deixou a categoria preocupada e os reflexos da falta de pagamento são muitos. Inclusive há relatos de professores em depressão e que estejam literalmente passando fome pela falta de recursos, e fundamentam o inquérito civil público. O Estado será notificado a dar respostas.

Segundo contou o promotor à rádio Itatiaia, a categoria exige que a administração eleja suas prioridades e a proposta é no sentido de que o governo passe a priorizar o pagamento dos servidores em detrimento de outros gastos.

A primeira e da segunda parcela aos servidores foram creditadas na terça-feira, atrasadas. O pagamento da terceira parcela segue previsto para amanhã, sexta-feira (29). Nota da Secretaria de Estado da Fazenda explica que, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas, o governo “não tem medido esforços no sentido de priorizar que os depósitos dos salários dos servidores sejam feitos sempre que possível”. O parcelamento nos salários dos servidores do Estado é praticado desde fevereiro de 2016.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: