Vereadores pedem a governador que autorize abertura do curso de Agronomia

Nos últimos dias houve um alvoroço sobre a implantação do curso de agronomia na unidade Uemg de Frutal. Porém, na reunião da Câmara desta segunda-feira (04), os vereadores Bruno Augusto e Edivalder Fernandes expediram uma representação ao governador Fernando Pimentel, que até o presente momento não autorizou a criação do curso. O vereador Bruno explicou que o curso de agronomia foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, e também pelo Conselho Universitário, ou seja, um processo técnico, que envolve somente a Universidade. Para ser concretizado, o curso precisa ser autorizado pelo Governo do Estado, que será o responsável por custear as disciplinas, orçada em R$1,2 milhão para os primeiros 5 anos de curso (cerca de R$300 mil por ano). Bruno ainda lamentou o fato de pessoas oportunistas querendo se promover em cima desta conquista, que segundo ele, é resultado de um trabalho feito por professores da Uemg, sem qualquer interferência política.

“Não teve vereador, nem prefeito ou muito menos deputado responsável pelo curso de agronomia em Frutal. Tudo se resume exclusivamente aos esforços de professores, que ainda na gestão do ex-diretor Ronaldo Wilson iniciaram esse debate. No início de 2016, começaram a montar todo o processo, que envolveu diversas ações, como por exemplo, pesquisas de extensão. Após toda burocracia, conseguiram enfim a aprovação do curso, que é simplesmente técnica. Posso afirmar que o curso de agronomia ainda não é uma realidade em nosso município, pois o Governo pode negar, justificando a crise e a necessidade de economias. Por isso, que na reunião de hoje estamos expedindo essa representação ao governador Fernando Pimentel, pois sem a autorização dele não teremos o curso”. Afirmou Bruno.

No documento enviado ao governador, os vereadores justificaram que a região é movida pela agricultura e por isso o curso é extremamente importante. Eles também enalteceram os professores Jhansley Ferreira da Mata, Thiago Torres Costa Pereira e Vanesca Korasaki, que foram os responsáveis e encabeçaram a luta em Frutal. Ao finalizar, O vereador Bruno destacou que a população não deve nada a nem um político por esse curso, mas sim aos professores, que mesmo não recebendo em dia, sem estrutura para trabalhar e diante das dificuldades, persistiram e contabilizaram essa conquista para a região. Ele ainda contou que entrou em contato com outros vereadores da região, pedindo que eles também enviem uma representação ao governador, com a mesma finalidade e assim reforçar o pedido dessa demanda tão importante.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: