Opinião: a greve e a sensação de caos/histeria que vai se instalando

Tenho observado e acompanhado todo o desenrolar da paralisação dos caminhoneiros já há 8 dias. E até agora não me manifestei sobre a questão. Mas, no final das contas, o que mais tem me preocupado nem é a paralisação. É a histeria – e sensação de histeria – que se instala dia após dia. O primeiro sinal foi na quinta-feira passada em Frutal: esgotou-se o estoque de gasolina e etanol da cidade. Idem para o estoque de botijões de gás. O de Diesel ainda durou uns dias a mais e, ao que parece, só há um posto ainda com o produto para ser vendido.

Depois, conversando com o gerente de um supermercado, esse me disse que em dois dias vendeu cerca de 20% do estoque, o que, via de regra, não é normal. Casos, por exemplo, de pessoas que consomem dois pacotes de arroz por mês chegar no local e pedir para comprar um fardo. Ou então gente comprando fardo de macarrão, café, etc.

Some-se a isso as constantes “advertências” que vemos e ouvimos na mídia: se a greve não terminar, vai começar a faltar comida. Isso só contribui para o clima de histeria se instalar.

Vejo assim: se todos tivessem levando a vida normalmente, como de costume, ainda teríamos suprimento de combustível na cidade. Os mercados não teriam falta de botijão de gás, nem verem os estoque começar a diminuir rapidamente. No que diz respeito a hortifrutis, vejo que felizmente temos várias hortas e pequenos produtores aqui na cidade o que, ao que me parece, possivelmente não deve faltar as verduras e legumes básicos para a nossa alimentação.

No que diz respeito a carne, temos diversos produtores de gado de corte que abatem animais no matadouro e, assim, também acredito que não haverá falta desse alimento por aqui.

A greve, pelo visto, ainda vai mais alguns dias para dar uma solução. Fora isso, depois que a paralisação terminar, mais alguns dias para os estoques se normalizar. Agora, o que não podemos, é nos desesperar. Muito menos começar a agir como se os dias estivessem acabando. Isso sim vai gerar caos, transtorno e histeria.

Calma. E paciência. Só assim vamos conseguir entender – e talvez passar sem grandes problemas – esse momento!

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: