Análise de pedido de impeachment de Pimentel é suspensa na ALMG

A análise do pedido de impeachment do governador Fernando Pimentel foi suspensa nesta tarde (2) pela Mesa da Assembleia Legislativa por duas questões de ordem apresentadas pelos representantes da base governista em plenário.  A tramitação ficará suspensa até que seja finalizada a análise dos questionamentos.

Deputado Durval Ângelo, líder do governo na Casa, e o primeiro secretário da Mesa, Rogério Correia, ambos do PT, pedem a nulidade do processo nas questões de ordem, alegando, entre outros motivos, o fato de a decisão de aceitar o pedido não ter sido lida pelo presidente da Casa, Adalclever Lopes. Segundo eles, ainda, não foi informada a motivação para o impeachment.

Durval cita que a jurisprudência pressupõe que somente o presidente da Casa tem o poder para acolher tais denúncias, relembrando, inclusive, o caso de Dilma Rousseff. “Um ato de recebimento de denúncia de impeachment, até pela gravidade, é ato personalíssimo de um presidente de Poder e ele (Adalclever) não estava aqui. Quem recebeu foi o 1º vice-presidente, você não pode em hipótese alguma dar validade a esse recebimento, ele (Lafayette) não teria legitimidade”, disse.

Pedido. O pedido de impeachment foi publicado no Diário do Legislativo neste sábado (29). Na quinta-feira anterior, dia 26, a Mesa Diretora acolheu o pedido do advogado Marley Marra, acusando o governador de crime de responsabilidade pelo atraso de repasse de verbas para o Legislativo, Judiciário e prefeituras mineiras, inclusive de Uberaba. Quem acolhei o pedido foi o deputado Laffayete Andrada (PRB), que presidiu a sessão, a pedido do presidente Adalclever Lopes (MDB). Nos bastidores, o acolhimento seria motivado pela insatisfação de Adalclever com a possibilidade da ex-presidente Dilma Rousseff em ser a candidata do partido ao Senado por Minas Gerais. O presidente esperava ser o principal nome do partido na disputa. Na sexta-feira, Adalclever e Pimentel estavam juntos em evento ruralista em Uberaba.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: