Sáude de Frutal está preocupada com infestação de mosquito da dengue

A secretaria Municipal de Saúde divulgou na última semana o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAA). De acordo com os números, a condição é de alto risco no que se refere à dengue na cidade de Frutal, mesmo que os últimos resultados mostrem uma melhora no índice. Os dados apontam que a cidade ainda mantém um alto percentual de reprodução do mosquito. “Lembrando que o Aedes Aegypti é transmissor de outras doenças como, Zika Vírus, Chikungunya e a Febre Amarela” destaca a secretária municipal de saúde, Marilia Gonçalves Martins.

Ainda de acordo com a secretária é extremamente importante todas as medidas de prevenção para cessar a proliferação do transmissor.  “Dois bairros se encontram em alerta e necessitam de uma maior atenção do município, são esses: Vila Esperança e Francisco Moron. Para combater o transmissor é necessária a participação de todos. A principal medida recomendada é não deixar água parada em nenhuma circunstância”, a secretária ainda sugeriu ações que podem ser tomadas para que isso não ocorra, “colocar areia nos vasos de plantas, ter cuidado com pneus que estão armazenando água, fiscalizar as calhas e a geladeira da sua casa, ou seja, é recomendável uma faxina em casa pelo menos uma vez na semana”.

Marília informou ainda que os agentes de endemias passam pelas casas para fiscalizar e garantir que os mosquitos não se proliferem. Para melhorar a eficácia do serviço, os agentes terão horários mais flexíveis e assim garantir que todos recebam a visita.  “Mesmo com a fiscalização dos responsáveis da saúde, é relevante que a população também ajude nessa verificação. O problema da dengue afeta a todos, por isso que ao não denunciar um caso de proliferação, você acaba por prejudicar mais do que o responsável. Contudo, além tomar as providências necessárias em sua casa, é relevante que denuncie casos de propagação do mosquito caso tenha conhecimento”, afirma a secretária Marília.

Para denúncias e informações, pode-se utilizar da ouvidoria da prefeitura, que atende pelo telefone (34) 3423-2829, pelo WhatsApp (34)99965-8632 e no endereço Praça Dr. França,n°100.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: