Opinião: mais um capítulo da história do Brasil a ser registrado hoje

Ano de eleição e Copa do Mundo sempre é atípico. Esse 2018 está mais atípico do que nunca. Em pleno tumulto que o Brasil vem passando nos últimos tempos, as últimas 24 horas foram, talvez, as mais decisivas para o futuro do país. Da negativa de Habeas Corpus do ex-presidente Lula ao mandado de prisão emitido por Sérgio Moro, o Brasil, mais uma vez, vê sua história sendo transformada. Há um tempo, conversando com colegas sobre essa questão da eventual prisão de Lula, sintetizei a eles que, quando se trata de golpe (como se diz todo o processo de impeachment), esse é dado de forma definitiva: Lula iria para cadeia sendo culpado ou não.

Passados alguns meses, o que disse se materializa com o pedido de prisão. No entanto, politicamente pensando, pode ser um grande erro estratégico para quem pensa que é necessário colocar o ex-presidente na cadeia para acabar com sua popularidade. Colocando que Lula pode conseguir, em 25 dias, sua liberdade, caso ele vá mesmo para a prisão (até agora, não se apresentou, não foi buscado pela PF), poderá ser liberado no dia 1 de maio, Dia dos Trabalhadores. Data simbólica e que influenciaria de forma extremamente positiva a popularidade de Lula.

Claro que estamos falando de especulações e possíveis cenários que e desenham. Mas é fato que, indo ou não para a prisão, Lula poderá estar mais fortalecido no próximo pleito. Irá registrar sua candidatura – mesmo para que seja indeferida posteriormente – mas fará sua campanha até que se decida isso. E, depois, poderá abraçar alguém como “indicado” que representaria a sua cara e sua voz no Planalto.

Muito irá acontecer daqui para frente. Mas é certo que, nesse seis de abril, mais um capítulo da história está a se escrever.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: