Fala Portari: É hora de acabarmos com planejamentos deficientes

A fala da promotora Daniela Campos na tarde de ontem resume uma realidade que há tempos deveria ser observada por todos em Frutal: a falta de planejamento que impera nas bandas daqui. Talvez fruto de 30 anos de poder de um mesmo grupo político, o fato é que é nítido como a gestão pública do nosso município tem sofrido com ou a falta de planejamento, ou, quando ele ocorre, é deficiente.

Como bem destacado pela promotora, a colheita é sempre obrigatória e nem sempre ela é de bons frutos. Vejamos como a cidade cresceu em sua população, mas carece de desenvolvimento em tantos outros setores. Para piorar a situação, foi demonstrado ontem pelo contador Moacir Félix de que boa parte do Plano Plurianual é idêntico ao feito na gestão de Mauri, com pouquíssimas alterações. Nesse sentido, é como se o planejamento para Frutal nos próximos quatro anos fosse idêntico ao anterior. Será que não mudamos muita coisa? Será que nossas necessidades são as mesmas? Os objetivos e anseios da comunidade não evoluíram em quatro anos?

Há um momento em que não adianta ter anos de mandatos acumulados nas costas se não houver competência para a gestão, se não houver aspectos técnicos e a palavra chave deste artigo: planejamento. Espero que os anos de política “amadora” (no sentido de não haver pensamento a longo prazo) acabem. Que os ventos mudem. E que a população possa fazer valer a sua força. Chega de vermos nosso futuro sendo decidido a portas fechadas ou pela vontade de meia dúzia de pessoas.

O plantio está sendo feito. A colheita, com certeza, vai demorar um tempo. Mas espero que seja bem melhor do que a colheita que por agora estamos fazendo.

Rodrigo Portari

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: