MPMG realizará Termos de Ajustamento de Conduta em casos de improbidade administrativa

Buscando aprimorar os instrumentos de combate à corrupção e defesa do patrimônio público, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) passará a realizar Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) em casos que envolvam improbidade administrativa. A medida foi regulamentada pela Resolução CSMP nº 3/2017, publicada em 29 de novembro, no Diário Oficial do MPMG.

O procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, classifica a iniciativa como um importante marco no combate à corrupção no país. “É uma medida de vanguarda, que certamente trará celeridade e eficácia à aplicação da lei de improbidade administrativa e à atuação das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Minas Gerais”, disse ele, enfatizando que a celebração do compromisso de ajustamento de conduta não trará prejuízo do ressarcimento ao erário e da aplicação de sanções previstas em lei.

Tonet ressalta que a medida vai ao encontro dos preceitos de um Ministério Público moderno, que recomenda a implementação de mecanismos de autocomposição, tais como a negociação, a mediação e a conciliação. “A partir de agora, os promotores de Justiça passam a ter segurança para buscar, ainda na fase extrajudicial, a solução do conflito que melhor atenda ao interesse público e garanta maior rapidez na reparação do dano eventualmente sofrido pelo erário”.

A regulamentação, aprovada pelo Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) de Minas Gerais, é desdobramento da Resolução nº 179, editada em julho deste ano, pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que prevê expressamente a possibilidade de celebração de TACs nesses casos e fixa o prazo de 180 dias para que os diversos ramos do Ministério Público brasileiro promovam as adequações necessárias em seus atos normativos.

A resolução aprovada pelo CSMP prevê como imprescindíveis para a celebração do acordo, entre outras, a cessação das práticas ilícitas pelo compromissário e a obrigação de reparação do dano sofrido pelo erário.

Tendo como parâmetro a extensão do dano e o grau de censura da conduta do compromissário, bem como garantir eficácia aos comandos da Lei de Improbidade Administrativa e o respeito aos princípios que norteiam a administração pública, o acordo de ajustamento de conduta preverá, também, uma ou mais das seguintes condições: compromisso de pagamento de multa civil, cujo valor não poderá ultrapassar os limites máximos estabelecidos no artigo 12 da Lei 8.429/92; compromisso de não contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, por determinado período; renúncia da função pública; compromisso de reparação de danos morais coletivos; e/ou renúncia ao direito de candidatar-se a cargos públicos eletivos, por determinado período.

Caberá ao CSMP verificar a regularidade, legalidade e pertinência do acordo, podendo homologar ou rejeitar o termo celebrado, determinar a realização de diligências complementares ou adequações. Mesmos os acordos firmados já na fase judicial e, portanto, sujeitos a homologação do Judiciário, deverão ser comunicados ao CSMP, para fins de registro.

Avanços
O procurador-geral de Justiça afirma que os avanços obtidos pelo MPMG na defesa do patrimônio público no ano de 2017 continuarão em 2018. Ele cita como outro exemplo no enfrentamento à corrupção, a criação do Grupo Especial Interinstitucional de Defesa do Patrimônio Público (GIPP), integrado por membros do MPMG e agentes da Controladoria-Geral do Estado (CGE). “O estímulo ao fortalecimento de uma parceria institucional voltada inclusive para o aprimoramento dos possíveis acordos de leniência, otimizando a integração das ações da CGE e do MPMG, é o principal objetivo a ser alcançado pelo grupo”, explicou.

Na mesma linha é a avaliação do promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (CAO-PP), José Carlos Fernandes Júnior. Ele aponta que a quantidade de ações judiciais relacionadas ao enfrentamento à corrupção que tramitam atualmente na Justiça brasileira  – mais de 130 mil, segundo estatística recentemente divulgada pelo CNJ – conjugada com a burocracia processual imposta na fase judicial produz grande morosidade na reparação dos danos sofridos pelo patrimônio público em decorrência de atos de improbidade administrativa.

Para ele, “o MP e a defesa passam a ter a oportunidade de negociarem uma composição que, se alcançada, além de uma célere e eficaz aplicação da Lei de Improbidade Administrativa, vai significar desafogamento da máquina judiciária. Caso não haja possibilidade de composição, não restará alternativa que não bater às portas do Judiciário.”

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: