Prefeitura emite nota para justificar falta de reajuste de 3,64% dos professores

Enviada por E-Mail na tarde de hoje nota da Prefeitura de Frutal para justificar o não cumprimento da promessa em conceder os 3,64% restante do reajuste dos professores do município. A promessa foi feita em 29 de maio de 2017, quando foram aprovados 4% de reajuste e ficando acordado de que o restante que inteiraria os 7,64% do piso nacional, seria concedido em agosto deste ano.

A justificativa do município é que a promessa foi feita se “houvesse disponibilidade financeira”. No entanto, à época professores que apoiam a administração chegaram a “garantir” que a “promessa” seria efetivada. Acompanhe a nota emitida pela Prefeitura de Frutal.

A Prefeitura de Frutal faz importantes esclarecimentos sobre o reajuste dos professores da rede municipal de ensino.

Mesmo após a reunião onde os professores tiveram a oportunidade de dialogar diretamente com a prefeita, com secretários de governo e ainda com a equipe de contabilidade, a oposição a qualquer custo tenta usar o movimento legítimo dos professores para obter promoção política e continuam distribuindo inverdades sobre a situação da econômica do município.

É importante esclarecer que não só Frutal, mas o país vive um momento econômico muito crítico, e que, como publicamos ontem, não só o governo estadual, mas também o governo federal tem atrasado os repasses de impostos e de recursos vinculados à diversos programas em execução no município. Para não ter que paralisar esses serviços, a prefeitura está arcando com os atrasos ocorridos, e trabalhando incansavelmente para gerir as despesas em dia, mesmo com os frequentes atrasos nas receitas.

Portanto, o reajuste dos professores é uma prioridade desse governo, assim como foi sancionado pela chefe do executivo na Lei 6.308 de 31 de maio de 2017. No entanto, como também consta na redação da referida Lei, a segunda parte do reajuste ocorreria em 1º de agosto, condicionada à disponibilidade orçamentária do município.

É preciso destacar ainda que neste ano os servidores municipais obtiveram um reajuste histórico em suas matrizes salariais. Diversas categorias estavam sem qualquer aumento há mais de 15 anos. Cabe ressaltar ainda que em 2009, na gestão da atual prefeita, os professores da rede municipal obtiveram um reajuste de 22%.

Considerando a crítica situação da economia pública, a prefeitura continuará trabalhando incansavelmente para conceder o merecido aumento à classe e se coloca à disposição para qualquer dúvida, crítica ou sugestão. Assim como ressaltou a prefeita Ciça na reunião de quarta-feira (18), as portas do gabinete sempre estiveram e continuam abertas para atender ao movimento dos professores. A administração municipal defende a luta da classe e acredita que a educação é a principal ferramenta de transformação de uma sociedade.

A administração rechaça a tentativa do uso politiqueiro da luta dos professores para qualquer tipo de proveito, promoção pessoal ou interesse eleitoreiro“.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: