Exames de prevenção do câncer são realizados no aniversário de Frutal

O feriado foi uma grande oportunidade para o cidadão frutalense cuidar de sua saúde. Isso porque o Sindicato Rural de Frutal realizou uma ação conjunta com o Hospital Dr. Helio Angotti – Hospital de Câncer de Uberaba e a Secretaria de Saúde de Frutal. O evento foi realizado no antigo Centro Vida Viva, nos períodos da manhã e da tarde. A equipe de médicos contou com dermatologistas, mastologistas e enfermeiros. O principal foco foi a prevenção de câncer de mama, próstata e pele. Também foram coletados exames de papanicolau. Os exames foram feitos de forma gratuita.

Exames de prevenção são muito importantes na luta contra o câncer, pois descobrir algum princípio de foco da doença faz com que as chances de cura sejam aumentadas. O total de atendimentos realizados na campanha foi de 378, sendo 200 coletas de PSA (Antígeno Prostático Específico, para câncer de próstata) com 18 alterados; 56 exames de pele, com 22 alterados; 73 exames de mama, com 15 alterados; e 49 coletas de papanicolau. Os dados foram cedidos pela assessora do núcleo de educação do hospital, Sandra Vieira.

“Os pacientes que foram diagnosticados com alteração serão encaminhados para o hospital em Uberaba para a realização da biópsia. Se confirmados os casos, o paciente deverá passar pelo tratamento de radioterapia, quimioterapia ou cirurgia”, comentou Sandra, que não escondeu sua surpresa pelo alto número de casos encontrados. Em contrapartida, ela atentou para a importância da descoberta dos casos com antecedência, e que os pacientes devem dar continuidade aos exames e, posteriormente, aos tratamentos.

Os exames foram feitos para os tipos de câncer em que há maior ocorrência. O câncer de mama é o mais ocorrente nas mulheres, assim como o de próstata nos homens. “O mês de outubro é o da conscientização. Algumas mulheres deixam para fazer o exame apenas no mês do Outubro Rosa, deixando este mês sufocado pela demanda, que nos outros meses é bem menor. A mulher pode fazer o exame em qualquer mês do ano,” completou Sandra.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: