Após surto de bactéria, HC-UFTM pode ter que transferir pacientes em Uberaba

Parte dos pacientes do Hospital de Clínicas da Universidade do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) deve ser removida para outras unidades de saúde. A medida faz parte de um plano de ação anunciado nesta segunda-feira (25) pela Secretaria de Saúde de Uberaba para ajudar a unidade de saúde no enfrentamento da infecção por bactéria de alta resistência KPC. Devido ao surto, o HC-UFTM está sob intervenção desde o dia 14 de setembro.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, uma parceria foi firmada com o Hospital Universitário Mário Palmério, Hospital da Criança e Hospital Beneficência Portuguesa para a disponibilização de leitos. A regulação dos pacientes também pode passar para as referências regionais de saúde de Araxá, Frutal e Iturama.

Além disso, a secretaria informou que uso de antibióticos e controle do surto por meio de exame estão entre as demais medidas previstas no plano de ação.

Por meio de nota, a assessoria do HC-UFTM disse que, “com relação, aos atuais casos de infecção pela bactéria KPC, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro informa que está tomando todas as medidas recomendadas pelo protocolo nacional da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para contenção de bactérias multirresistentes (limpeza, desinfecção e uso de boas práticas assistenciais), em monitoramento conjunto com as vigilâncias estadual e municipal”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: