Noticias

Dengue e auto-medicação preocupam Frutal e região

Além de todos os riscos que a população corre com a ameaça de uma epidemia de dengue, outro perigo também ronda a saúde da população de Frutal e região: a auto-medicação. O hábito é muito comum entre as pessoas, mas essa atitude pode trazer graves prejuízos à saúde. A coordenadora de saúde, Nice Helena Franco Botelho, explicou que a cidade não se encontra em uma situação diferente dos demais municípios da micro-região, ou seja, há um grande número de casos suspeitos da doença.

Houve também um aumento nos exames, o que segundo a coordenadora é positivo. “Facilitou para que a gente pudesse estar informando o regional de Uberaba, e assim recebermos os insumos para ampliar o nosso campo de atuação na prevenção”, relatou.

De acordo com Nice, o risco da auto-medicação é alto, já que a dengue não é uma doença simples de ser tratada. “As pessoas precisam entender que qualquer medicamento que facilite o sangramento e os antiinflamatórios são esses medicamentos que fazem com que a pessoa tenha sangramentos com facilidade”, declarou.

Segundo a coordenadora, somente o médico pode comprovar se a pessoa tem dengue ou não e prescrever qual o medicamento que deve ser tomado. Outra medida importante é que em caso de suspeita, a pessoa deve ir ao laboratório fazer o exame de dengue, até mesmo para prevenir e anular qualquer tipo de ameaça contra a saúde de cada um e também que a conscientização seja feita por todos. “É importante que as pessoas que ter em mão um resultado de dengue positivo, vai fazer com que a pessoa saiba do risco eminente que está correndo”, finalizou.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: