Vereadores mirins participam de reunião especial da Câmara de Frutal

A Câmara de Frutal vivenciou na tarde desta quinta-feira uma reunião diferente daquelas que fazem parte do seu dia a dia. Durante cerca de duas horas os alunos da Escola Particular Castelo Branco ocuparam o plenário da Casa de Leis para atuar como vereadores, vivendo um pouco daquilo que é a vida do Poder Legislativo Municipal.

Trazer as crianças para a Câmara para que possam conhecer o trabalho dos vereadores já era um projeto que o presidente Querino François de Oliveira Vasconcelos havia planejado para este segundo semestre. E a oportunidade surgiu quando a escola agendou uma visita à Casa para que seus alunos pudessem conhecer o Poder Legislativo e, mais que isso, tirar dúvidas sobre o município e o trabalho do vereador. E assim surgiu a sessão especial da Câmara Mirim, que deverá ser realizada com outras escolas no decorrer dos próximos meses.

E os estudantes mostraram estar afiados e antenados com os problemas da cidade. Durante a sessão eles dirigiram perguntas ao presidente Querino e ao Diretor Geral da Câmara, professor Danilo Alves. E foi aí que surgiram questões como: buracos nas ruas onde moram, falta de asfalto, falta de árvores, necessidade de ter mais parquinhos e brinquedos nas praças da cidade, proteção às árvores, aos animais e ao meio ambiente. Todas as perguntas foram respondidas pelos representantes da Casa, que destacaram a importância das crianças conhecer o trabalho dos vereadores e participar da vida política da cidade.

Após a sessão de perguntas eles ainda aprovaram um projeto de lei especialmente preparado para a ocasião, que previa o “aumento de 10 minutos do recreio” para as crianças brincarem. E a aprovação foi comemorada por todos eles com muito entusiasmo. Toda a sessão foi devidamente transmitida pela Internet e ainda contou com a cobertura da imprensa, que entrevistou os vereadores-mirins ao final da sessão.

Escolas que quiserem participar do projeto e vir à Câmara podem entrar em contato pelo telefone 3423-2400 e agendar a visita.

 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: