CONFIRA 6 FILMES EM QUE O AMADURECIMENTO VAI TE INSPIRAR

O Instituto ProA, ONG referência nacional em educação voltada ao mercado de trabalho, semestralmente realiza o CineProA, ação em que os estudantes da instituição são convidados para assistir um filme e discutirem fatores importantes para os jovens que desejam criar uma carreira profissional.

Nessa edição, o filme escolhido para o CineProA foi “O Filme da Minha Vida”, com roteiro, direção e atuação de Selton Mello, que interpreta Paco. Os atores Johnny Massaro (Tony) e Bruna Linzmeyer (Luna) também fazem parte do elenco. O filme mostra a trajetória de um jovem que decide retornar à sua cidade natal, na Serra Gaúcha, e descobre que seu pai foi embora para a França. A história, que se passa na década de 1960, mostra o jovem vivendo a tristeza pelo abandono e acompanha seu amadurecimento ao longo do tempo. Durante o filme, o jovem Tony precisa tomar as rédeas da própria vida e tornar-se o protagonista de sua história.

Acompanhar a trajetória de uma personagem e o seu amadurecimento é inspirador para os jovens. Por isso, o ProA preparou uma lista especial com filmes em que o amadurecimento é o ponto chave. Confira:

– Dois Filhos de Francisco
O filme conta a trajetória do pai da dupla Zezé di Camargo e Luciano para que os filhos conquistem o sucesso. Durante o longa, a família passa por diversas dificuldades que vão transformando a vida de cada integrante e por tragédias que fazem cada um amadurecer e aprender que os sonhos são o motor de uma vida.

– O Palhaço
O filme dirigido e estrelado por Selton Mello conta a história de uma trupe de circo e a crise existencial de um palhaço melancólico, que abandona o grupo em uma viagem para descobrir seu eu interior. A obra aborda as dificuldades para abandonar uma vida já estabelecida e a necessidade de deixar para trás o comodismo, abrindo espaço para novas possibilidades e descobertas. O longa mostra o processo de amadurecimento da personagem e como o desejo de mudança é primordial para alcançar o que nem chegamos a sonhar.

– A Procura da Felicidade
Estrelado por Will Smith, o filme conta a história de Chris Gardner, um vendedor que passa por diversas adversidades para sustentar a família. O longa mostra os desafios que enfrentamos para realizar um sonho profissional e manter a família unida. A determinação e a disciplina são as principais características e que vão se aprofundando com o passar do tempo e a cada dificuldade que a personagem passa.

– Whiplash: Em busca da perfeição
O longa conta a história de um jovem estudante de bateria que sonha em ser uma lenda do jazz. Porém, ele enfrenta a exigência imposta por um professor que está procurando um músico para a banda da escola. O filme mostra a disciplina do jovem baterista para conquistar a perfeição e sua capacidade de suportar e superar os métodos duros de seu professor, como ataques verbais e truculência.

– Um sonho possível
O filme mostra a história de um jovem abandonado pelos pais e que encontra uma família que se sensibiliza e decide adotá-lo. Ao longo do filme é possível ver o crescimento do rapaz e seu amadurecimento como pessoa e esportista que se tornaria no futuro, além da profunda transformação que uma família pode viver para apoiar um dos seus a conquistar seus sonhos.

– O Discurso do Rei
O filme conta a história do rei Jorge VI, que sofre de gagueira e contrata um fonoaudiólogo para lhe ajudar a superar o problema. Durante o processo é possível ver a determinação e os desafios para acabar com o problema de gagueira, além das decisões tomadas que o fizeram definir o rumo de sua vida pessoal e a de seus súditos.

Sobre o ProA
O Instituto ProA é uma ONG que acredita e tem o compromisso de criar oportunidades reais de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda de São Paulo, atuando junto com investidores, empresas e escolas da rede pública. Após serem criteriosamente selecionados, mais de 400 jovens por ano recebem uma formação diferenciada baseada em 4 grandes pilares: ensino profissionalizante, ampliação do repertório cultural, desenvolvimento comportamental e apoio na conquista do primeiro emprego. Fundado em 2007, o Instituto Proa já preparou para a carreira mais de 2.800 jovens e continua acompanhando suas trajetórias.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: