Benice lança Coleta Seletiva que começa dia 1º de agosto

A Prefeita de Itapagipe Benice Maia esteve com sua equipe na Rádio Transamérica FM, nesta quinta-feira (27/07) lançando o projeto ‘Cidade Sustentável’, que consiste na implantação da Coleta Seletiva de resíduos sólidos – lixo x material reciclável. Benice lembrou que esse é um projeto que faz parte de seu plano de governo desde a primeira gestão e começou a ser colocado em prática quando o então deputado estadual Zé Maia destinou recursos para a construção da Usina de Reciclagem, inaugurada em 2014. Zé Maia destacou que a obra foi muito importante e possibilita a implantação da Coleta Seletiva, pois nela será possível fazer a triagem e a compostagem do material recolhido.

A prefeita Benice conclamou, através do rádio, toda população para participar separando o lixo seco do lixo molhado em casa. “Precisamos da colaboração de cada pessoa, em casa, separando o lixo orgânico do lixo seco, que na verdade não é lixo e sim material reciclável. Orgânico é aquele da pia, sobras de alimentos, cascas de verduras e frutas e também folhas de árvores entre outros. Reciclável são as embalagens, papel, plástico, latas, metais, vidro. São materiais que podem ser reaproveitados e que se forem para a natureza vão poluir o meio ambiente por milhares de anos”, explicou a prefeita.

Zé Maia apresentou dados sobre a coleta de lixo atualmente. “São recolhidas 10 toneladas de lixo por dia e 80% desse material pode ser destinado a reciclagem. Lá na Usina será separado o material para a reciclagem e o orgânico para a compostagem, sendo transformado em adubo orgânico. Com a colaboração de todos podemos reduzir essas 10 toneladas que são enterradas atualmente para 2 num futuro breve. Depende de cada morador separar o lixo seco do lixo molhado”, detalhou.

O engenheiro agrônomo e ambiental – secretário do meio ambiente – Marcelo Maluf do Amorim e a engenheira ambiental Lívia Caroline Souza Rezende também participaram do lançamento do ‘Cidade Sustentável’, na rádio local. Eles explicaram que a prefeitura vai desenvolver um trabalho de educação ambiental nas escolas e uma campanha de conscientização sobre a importância da população contribuir coma coleta seletiva para que o projeto tenha sucesso e o meio ambiente saia ganhando.

“Os caminhões com as equipes de coleta vão passar diariamente recolhendo num o lixo seco e noutro o lixo molhado ‘orgânico’. A população pode contribuir separando o lixo seco, que é material reciclável do lixo orgânico em casa. O que é seco em um saco. Pode por junto plástico com papelão, latas, garrafas etc. Tudo em um saco ou sacola. Em outro saco ou sacola coloca o que é lixo molhado ‘orgânico’. Pedimos também para que separe o lixo do banheiro em outra sacolinha, para que não misture nem com o seco, nem como molhado.
A coleta seletiva com os dois caminhões vai ter início na terça-feira, dia 1º de agosto.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: