Feriado de Nossa Senhora do Carmo e a fundação de Frutal

Dia 16 de julho é feriado municipal em Frutal. Sim, em 2017 a data coincidiu com um domingo. Mas, conforme nosso calendário, hoje é o dia da Padroeira do Município. E a lei que estabeleceu essa data como feriado municipal data de 1948, e é de autoria do então vereador Hélio de Paula Gomes.

Consultando acervo do extinto jornal Tribuna de Frutal, lá consta que a iniciativa do vereador se deu porque estima-se que esta tenha sido a data de fundação da nossa cidade. Conforme a justificativa do projeto de lei, Frutal teria sido fundada em 1835 no dia de Nossa Senhora do Carmo e, portanto, era justa a homenagem. Se levarmos esta data em consideração, teríamos, hoje 187 anos de fundação (contando o tempo em que fomos distrito de Uberaba).

A lei, de nº 21 do ano de 1948, consolida que além de feriado esta seria a data oficial da nossa fundação. Portanto, conforme estabelece o documento oficial, hoje estaríamos completando 187 anos de fundação. No entanto, só fomos reconhecidos como município  em 1887. (Clique na imagem para ampliar e ler)

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: