Jornalista frutalense assina blog sobre cultura pop em jornal de Brasília

Jornalistas costumam correr atrás da notícia, mas não ser notícia. Pelo menos, na maior parte das vezes. Mas hoje a notícia é o jornalista Alexandre de Paula, “menino” levado ali do querido distrito de Aparecida de Minas. Natural de Frutal, terra do abacaxi,  formado em jornalismo pela Universidade de Brasília e repórter do jornal Correio Braziliense, Alexandre já é conhecido na capital federal pela qualidade do texto e capacidade crítica. Agora, desde o dia 6 de julho, iniciou mais uma etapa de sua carreira profissional na terra dos “candangos”: estreou o blog “Abacaxi de Óculos” no portal do Correio, onde fala de cultura pop e nerd. Em síntese: filmes, quadrinhos, ficção científica, música e tudo quanto mais que possa ser enquadrado nessas categorias.

Logo no post de estreia, ele faz questão de justificar (ou não) a escolha do nome daquele espaço: “O abacaxi, antes que me perguntem, não tem explicação. Ou talvez tenha, mas vamos manter o mistério para que vocês acompanhem os próximos capítulos. Já os óculos, digamos que meus graus de miopia podem ajudar a explicar. Mas, afinal, com esse nome pirado, sobre o que vamos falar? E isso eu posso responder. A cultura pop, nerd, geek (e outras definições similares) será o foco deste espaço. Ela e todas suas variáveis e subdivisões. Quadrinhos, cinema, literatura, games, animação…”.

Mas em sua descrição de perfil, Alexandre de Paula se coloca assim: “Frutalense (da terra mineira do abacaxi), Alexandre de Paula tem sol em literatura, ascendente em Star wars e lua na trilogia de Batman do Nolan. Jornalista, coleciona (ou tenta) bonequinhos de herói, livros e pedais de guitarra. Nunca teve um videogame até os 20 e poucos anos, mas cresceu jogando Top gear e Super Mario em consoles alheios”. Talvez o parênteses logo depois do “frutalense” explique o mistério do post de estreia. E, sem dúvida nenhuma, uma bela homenagem às suas raízes triangulinas.

E Alexandre começa em grande estilo, dando razões para que os fãs de cinema e super-heróis (e também para os não fãs) irem correndo ao cinema para assistir “Homem Aranha: De Volta ao Lar”, novo filme que leva o personagem para o  Universo Marvel. As críticas por todo o mundo têm sido extremamente positivas, chegando ao nível de 93% de aprovação pela grande crítica mundial. E Alexandre, que já viu o filme nas telonas, dá a sua contribuição  com pontos e análises interessantes para aqueles que pretendem ver o filme já saber o que observar (e sem spoilers!).

Para não me alongar mais, fica aí a dica para que nós, aqui da terrinha, possamos acompanhar o trabalho de Alexandre e, claro, ficar por dentro da cultura pop, nerd e algo mais.

 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: