Neve em MG? INMET diz que sim, neste final de semana!

O Sul de Minas pode ter neve neste fim de semana. Os meteorologistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estão prevendo o fenômeno entre a noite deste sábado (1º) e a madrugada do domingo (2) na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, em Itamonte (MG).

Segundo Marcos Viana, do Inpe, as condições para que caia neve na região são uma umidade maior na camada mais próxima à superfície e um ar bastante frio nas camadas mais altas. “Neste sábado, com o avanço de uma frente fria ao longo do litoral sul do Rio de Janeiro e o norte de São Paulo, um ar mais úmido vai entrar na região do Parque Nacional do Itatiaia, e com isso vai trazer um ar muito mais frio nessas camadas superiores.”

Ainda segundo Viana, a probabilidade para neve é maior entre a noite de sábado para domingo do que no domingo, devido à quantidade maior de umidade no sábado. “Por isso, essa possibilidade existe, mas é muito remota, e principalmente deverá ocorrer, ou se ocorrer, em áreas bastante elevadas do Parque Nacional do Itatiaia.”

Essa não seria a primeira vez que o fenômeno acontece no local. Já teve queda de neve no Parque Nacional do Itatiaia em 1985, 1988 e 2012.

Parque do Itatiaia

O Parque Nacional do Itatiaia está localizado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, próximo ao Estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, segundo informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Na região sul fluminense, também conhecida como Região das Agulhas Negras, o parque abrange os municípios de Itatiaia e Resende. Já no Sul de Minas, abrange parte dos municípios de Itamonte e Bocaina de Minas.

As temperaturas negativas são comuns no parque durante o inverno pela altura da região. O ponto mais alto do parque, que fica no maciço das Agulhas Negras, atinge 2.791,55 metros de altitude, e é considerado o quinto pico mais alto do Brasil, segundo dados do IBGE.

Com as baixas temperaturas registradas na região em 2014, algumas imagens ficaram comuns nos dias mais frios, como uma camiseta congelada com a temperatura de -2,4º C e um lago que também ficou congelado em maio, quando a temperatura chegou a -5,7º C no parque.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: