1ª Feira de Agronegócios oferece circuito de palestras ao produtor

A 1ª Feira de Agronegócios oferece uma série de palestras com temas diversificados, de interesse de todo produtor rural de Frutal e região. Na última segunda-feira (03), foram iniciados os trabalhos de orientação técnica no auditório do CIAP (Centro Integrado de Apoio ao Produtor Rural).

 Palestra sobre a FIV (fertilização in vitro)

 Felipe Benedetti, médico veterinário da Embriovita Reprodução Animal, foi o responsável pela primeira palestra, com o tema “A FIV e sua contribuição para acelerar o melhoramento genético”.

“Atendemos toda a região difundindo a biotecnologia da FIV (fertilização in vitro). Trata-se de uma ferramenta que acelera o melhoramento genético do rebanho”, explica Benedetti.

“Apesar disso, ainda há certa resistência por parte do produtor que desconhece suas vantagens e sua relação custo-benefício. O que tentamos fazer é conscientizá-lo disso, e a Feira de Agronegócios é uma grande oportunidade para chegarmos até o produtor e esclarecer todo tipo de dúvida sobre a FIV”, complementou o veterinário.

Integração entre lavoura, pecuária e floresta

 O engenheiro agrônomo Fausto Antônio Domingos Júnior, Mestre em Fitotecnia pelo IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro), conduziu a segunda palestra, com o tema “Benefícios do sistema de ILPF para os ambientes de produção”.

ILPF é a sigla para Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. A interação dos três componentes melhora a produtividade agrícola, a produtividade da forragem e ainda há a questão do componente florestal, como algo capaz de aumentar a rentabilidade do produtor em longo prazo.

“Tentamos passar o ILPF como um modelo de propriedade sustentável, que não depende de um único fator. Ao mesmo tempo em que ela é economicamente viável, é ambientalmente e socialmente correta, pois o produtor deixa de optar pelo monocultivo e passa a ter a demanda de um volume maior de mão de obra, isso sem deixar de obter ganho econômico, fazendo com que o tripé da sustentabilidade se feche.”

O agrônomo também mostrou o motivo pelo qual o ILPF está no seu auge, muito comentado na mídia atualmente. “Hoje é possível conseguir apoio financeiro através de linhas de crédito voltadas para a agricultura de baixo carbono, que permitem que os produtores de pequeno e médio porte também façam uso dessa tecnologia ILPF, que é antiga, mas só agora está voltando com força total. Assim, se obtém o ganho financeiro e também se recupera áreas degradadas, tidas antes como improdutivas.”

 

Seminário ABCZ

 Rafael Rezende, integrante do corpo técnico e do colégio de jurados da Pró-Genética da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), fechou a noite de segunda-feira ao falar sobre “A importância do reprodutor puro de origem no rebanho comercial”.

“A palestra busca conscientizar o produtor rural sobre a importância do uso deste touro melhorador em sua propriedade. Através dos filhos destes touros melhoradores, se consegue produtos de qualidade superior. São bezerros com maior desenvolvimento muscular, melhor estrutura e, portanto, melhor aceitabilidade de mercado.”

Foi realizada na terça-feira (04) a Feira de Touros Pró-Genética, dentro da 1ª Feira de Agronegócios, com exposição e venda de animais.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: