Comitiva frutalense vai até a sede do Grupo Algar em Uberlândia

Na tarde de quarta, dia 28 de junho, uma comitiva de Frutal foi recebida na sede da Algar Telecom, em Uberlândia, para que pudessem conhecer melhor a empresa, os investimentos previstos em sua área de atuação e, ainda, apresentar demandas e tirar dúvidas sobre o sistema de telefonia fixa, móvel e Internet em Frutal.

Estavam na comitiva os presidentes da ACIF e CDL, Glauber e Camila, representantes da ACIF, a coordenadora do Procon, Juliene Sabino, os vereadores Professor Querino François (presidente da Câmara de Frutal), Bruno Augusto de Jesus Ferreira, Claudimar Basílio (Rapinha), Pedrinho do Gás, alunos da UEMG, e o jornalista Rodrigo Portari como convidado pelo Blog do Portari.

A equipe foi recebida por gerentes de relacionamento e de operações, que apresentaram toda  estrutura do grupo Algar, que inclui, além da telefonia, atuação nos ramos agrícola, serviços (como call centers e empresa de segurança), e Turismo (tendo participação na Pousada do Rio Quente).  No que tange ao que mais interessa à população frutalense, algumas boas notícias foram colocadas para a comitiva frutalense.

Em primeiro lugar o grupo está com investimentos na ordem de R$580 milhões só para este ano, o que inclui melhorias no sistema de telefonia e conexão com a internet. De acordo com o que nos foi apresentado, atualmente Frutal tem cerca de 20% de sua área urbana servida por fibra ótica, sendo que outros 40% da cidade contarão com o serviço até dezembro deste ano.

Ao serem questionados por vereadores sobre as constantes reclamações de usuários, seja de bairros centrais ou de bairros mais afastados, o grupo destacou que são duas realidades distintas que apresentam problemas semelhantes. Nos bairros mais antigos, o cabeamento antigo restringe algumas melhorias e, neste ponto, os diretores afirmaram que pretendem implantar melhorias para atende algumas áreas centrais da cidade. Nos bairros novos os cabeamentos já são realizados com tecnologias mais novas, porém, às vezes há a demora para conseguir chegar com o serviço até a estes locais.

O mesmo tange na cobertura de celular. Mesmo apontando que o grupo Algar consegue sucesso em cerca de 80% da satisfação do cliente, há ainda o que se alcançar para atender melhor a comunidade. Um dos pontos colocados pelo vereador Bruno Augusto foi o fato do povoado de Boa Esperança não ter ainda sinal de telefonia celular, enquanto que a Usina Cerradão, a menos de dois quilômetros do povoado, já conta com o serviço. Isso porque a antena utilizada é de propriedade da empresa, mas o grupo Algar ficou de tentar uma parceria com a Usina para que o sinal seja estendido até ao povoado.

Da mesma forma a qualidade nas conexões em Aparecida de Minas foi discutida e houve também o compromisso de estudos para aumentar a velocidade e melhorar o serviço no distrito.

Já o vereador Rapinha pediu atenção para os orelhões do município, destacando que muitos estão sem funcionamento ou em péssimo estado de conservação. “Pode parecer pouco, mas muita gente ainda utiliza o orelhão como meio de telefonar para outras pessoas. A gente anda pela cidade e ouve muita reclamação sobre isso”.

Em relação ao atendimento dos usuários,  a coordenadora do Procon, Juliene Sabino, apontou que a empresa tem bom relacionamento com o órgão, mas que sempre ouve  usuários que reclamam de algum tipo de dificuldade com o atendimento.

Após a visita, que terminou por volta das 17h., a comitiva voltou com promessas de soluções para os problemas levantados. Agora é esperar para ver acontecer.

Benefício para UEMG

O jornalista Rodrigo Portari, que também é professor da UEMG, aproveitou a visita para solicitar ao Grupo Algar que possam fazer a interligação de blocos de sala de aula via fibra ótica, um benefício que deve melhorar a qualidade das conexões no interior do prédio. Após ouvirem a solicitação e conversarem com técnicos do setor de TI da Unidade de Frutal, o engenheiro responsável afirmou que possivelmente conseguirá ceder os cabos de fibra ótica e conversores necessários, garantindo melhor qualidade no serviço ofertado para a Universidade e mais estabilidade na rede interna entre os blocos já construídos.

No entanto, a resposta definitiva da solicitação deve vir até o dia 30, conforme prazo solicitado pelo engenheiro Léo.

Cidade chave

Conforme a Algar informou, Frutal é tida como uma das cidades chaves para a empresa. Isso porque deve partir do município muitos dos serviços a serem prestados para a região norte do estado de São Paulo e também para o pontal do Triângulo Mineiro, seguindo rumo a Itapagipe e Iturama.

Por isso, nos próximos ano os investimentos em tecnologia deverão passar por aqui, principalmente para que possam ser redistribuídos para estas outras regiões. As perspectivas são boas para o município, nesse sentido.

Instituto Algar

Também foram apresentadas as ações do Instituto Algar, que atua com trabalho social e voluntário. Em Frutal o Instituto tem várias ações, sendo a última delas com alunos do CASI. Faz parte das ações do órgão o projeto Cinema na Praça, que já realizou edições em Frutal. Nessa oportunidade algumas ideias dos frutalenses foram apresentadas e devem ser apreciadas pelo Instituto para que possam beneficiar mais pessoas por toda área de atuação do Grupo Algar.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: