Sindicato Rural de Frutal realiza o 13º Jantar do Produtor

Sindicato Rural de Frutal realizou no último sábado (24), na sede da Fundação Rotary Club de Frutal, a 13ª edição do Jantar do Produtor. O evento tem o objetivo de homenagear produtores rurais que obtiveram destaque no último ano em nosso município, com a presença de várias entidades, autoridades e personalidades frutalenses.

“Esta homenagem é muito justa, porque nós do Sindicato temos a obrigação de representar e defender a classe, além de enaltecê-la”, lembra o presidente do Sindicato, Nivaldo Pacheco.

 

A diversidade de culturas presentes no município permite reverência aos representantes de vários setores. Receberam das mãos dos diretores do Sindicato os seguintes produtores:

 

Cultura de Abacaxi: Adriano Martins e Marcelo Martins

Cultura de Cana-de-Açúcar: Grupo Queiroz de Queiroz

Bovinocultura de Corte: Carlos Henrique Macedo Soares

Bovinocultura de Leite: Vanildo da Silva

Produtor de Milho: José Ronaldo Araújo

Produtor de Soja: Benedito Scomparim

 

Em seu discurso, Nivaldo comentou a importância do trabalho do homem do campo. “O Sindicato Rural tenta enaltecer aqueles que trabalham e fazem o município e o país começar a andar. Todos sabem que a atividade rural é penosa, nem sempre é lucrativa e às vezes dá até prejuízo, mas o produtor rural é uma pessoa obstinada, sempre esperando pela melhor safra ou o ano seguinte.”

A escolha dos produtores homenageados passa por um processo minucioso, que conta com a ajuda de instituições financeiras como o Banco do Brasil e o Sicoob Frutal, além de empresas de planejamento, a Emater, o IMA, os departamentos Médico Veterinário e de Agricultura do Sindicato Rural, que conhecem a realidade do município e de cada produtor.

“A homenagem não é para aquele que apresentou maior produtividade. Acima disso, valorizamos quem se destacou na questão da sustentabilidade, por criatividade, pela persistência ou pela implantação de novos métodos de trabalho. Esses parâmetros também são levados em conta, e não apenas o volume da produção”, explica o presidente.

Márcio Guapo, presidente do Sindicato Rural de Campo Florido, foi um dos convidados a compor a mesa de honra e classifica o Jantar do Produtor como um evento especial. “Eu pouco vejo o produtor rural ser homenageado. Muito pelo contrário, o vemos pagando a conta de muitos problemas do país. O campo tem pagado a conta de problemas políticos que têm acarretado muitas perdas e muitos desvios de verbas que deveriam ser aplicadas em causas mais justas.”

O presidente da Câmara Municipal de Frutal, Querino François de Oliveira, se lembrou dos desafios dos produtores e parabenizou a iniciativa do Sindicato. “Essa façanha de ser produtor, em todo o seu aspecto de diversidade, é repleta de desafios. Mesmo com todas as questões políticas e burocráticas em relação a órgãos e setores, ele consegue ainda manter-se ativo no que está destinado a fazer, que é produzir.”

A prefeita Maria Cecília Marchi Borges também cumprimentou os diretores e homenageados na noite festiva de 24 de junho. “O Sindicato Rural tem crescido a cada ano e a nova diretoria, juntamente o presidente Nivaldo, tem demonstrado respeito, amizade, força e união. O evento foi preparado com muito carinho, numa forma de também estimular as pessoas que tiram o seu sustento através da terra. Nossa cultura diversificada e produtiva gera emprego e renda para o nosso município.”

Após o cerimonial com os discursos e as entregas dos troféus, foi servido o jantar. Na sequência, o Grupo de Violeiros “Som da Roça”, de Vinhedo (SP), apresentou-se com a tradicional moda de viola caipira, que encantou e animou todo o público presente. O grupo surgiu em 2010 e conta hoje com 17 integrantes. Violas, violão, contrabaixo, timba, pandeiro e acordeão são os instrumentos que garantem a alegria do público por onde eles passam.

 

“É sempre uma alegria poder representar a música sertaneja raiz, que é nossa cultura”, diz Vagner Guino, representante do grupo. “A música tem a capacidade de animar e de emocionar as pessoas, e é uma satisfação fazer parte disso. Agradecemos o convite do presidente Nivaldo, pois ficamos muito felizes por participar deste grande evento.”

A diretoria do Sindicato Rural de Frutal agradece a presença de todos que prestigiaram o 13º Jantar do Produtor e convida toda a população para a Cavalgada e a ExpoFrutal 2017, de 02 a 09 de julho.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: