Vírus que sequestra dados de computador atinge Hospital do Câncer em Barretos, diz site

Uma onda de ataques hacker pelo mundo está espalhando um vírus que sequestra dados de computadores de empresas, bancos e usuários afetou o Hospital do Câncer de Barretos, segundo afirmou o site Olhar Digital, do UOL. Conforme uma mensagem divulgada há duas horas na página do Facebook do hospital, o sistema foi afetado e está atrapalhando alguns dos processos assistenciais prestados pelo hospital:

Tudo indica que se trata do mesmo vírus que está afetando computadores em todo o mundo. Já há relatos de bancos e empresas na Ucrânia, Estados Unidos, Rússia e no Brasil. De acordo com o New York Times, bancos e empresas europeias, tanto públicas quanto privadas, estão sendo afetados por um ataque de ransomware que cobra do usuário US$ 300 em bitcoin para liberar suas máquinas. O Brasil também pode ter sido atacado, conforme apurou o Olhar Digital.

Por enquanto, o país mais afetado é a Ucrânia. Por lá, diversos bancos e empresas – incluindo o banco central e a empresa estatal de energia – foram atingidos por um “vírus desconhecido”. Como resultado, os bancos “estão tendo dificuldades com serviços de clientes e para desenvolver suas operações bancárias”, disse o banco central numa declaração.

 

A estatal de energia, Ukrenergo, também afirmou ter sido afetada. No entanto, segundo uma declaração enviada pela empresa à Reuters, o ataque não teria impactado a distribuição de energia no país. Outra empresa afetada por lá foi o metrô, que comunicou sua infecção por meio do Twitter.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: