Frutal conquista APAC feminina

Foi anunciada na manhã de ontem no Jornal da 97 a conquista para a construção da APAC Feminina em Frutal, que será destinada a abrigar as detentas do presídio local que possam ser alocadas na Associação. Essa é a concretização de um projeto de construção que vai custar R$1.350 milhão que já foram depositados na conta da instituição para a execução da obra.

De acordo com a diretora da APAC, Paula Queiroz, a verba já está em mãos e com o contrato assinado com o Tribunal de Justiça, a Febac, que congrega as Apac’s e o juiz Gustavo Moreira, que está coordenando esse processo de criação da unidade feminina da instituição.

Os recursos para a construção da Unidade Feminina veio por meio do TJMG, que destinou o valor total para que Frutal pudesse realizar a construção.  “Não há como perder essa verba, pois ela está destinada a essa obra. O nosso juiz coordena o trabalho para a criação desta unidade porque reconhece a importância de termos aqui a oportunidade para que as detentas cumpram pena de forma digna. Estamos felizes com a conquista e agradecemos às muitas pessoas engajadas, como os deputados Arnaldo e Caio Narcio, o advogado Renato Furtado e outros que lutaram para que isso se tornasse realidade”, ressaltou em sua fala.

O presidente da Apac, Célio Garcia da Silva, comentou que o projeto não é uma emenda política e sim um recurso do TJMG que vai permitir a realização desta obra. “Ela será construída ao lado da unidade local, com vaga para oitenta detentas. Estivemos na Suapi e nos sentimos realizados por poder prestar esse apoio às futuras recuperandas. Além disso, devemos agradecer a todos os que se envolveram para que esse projeto se concretizasse.”

Para Célio Garcia, é uma grande responsabilidade e um prazo curto para entregar a obra, que vem de um propósito que vai direcionar a diretoria a um trabalho incansável para entregar a Apac para Frutal e região. “Os próprios recuperandos da Apac masculina podem ajudar a construir a obra, diminuindo a despesa com mão de obra. Ele antecipa que a direção já está trabalhando para dar uma previsão para o início da obra, que será formalizada o quanto antes.

Histórico

A conquista da APAC Feminina se deu logo após um movimento que envolveu diversos setores da comunidade frutalense. Em março deste ano representantes da Associação, junto com o deputado federal Caio Narcio, o advogado criminalista Renato Furtado e o advogado Waldemar de Freitas estiveram em Belo Horizonte acompanhados do ex-desembargador Eli Lucas para levar a demanda ao Tribunal de Justiça. Em três meses o TJ entendeu a importância do benefício para o município e agora liberou os recursos para a concretização da obra.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: