Entidade contratualizada pela Prefeitura é apresentada aos colaboradores do Hospital Frei Gabriel

Na noite desta quinta-feira (4), foi feita a apresentação dos integrantes do IBRAPP – Instituto Brasileiro de Políticas Públicas, entidade do terceiro setor que atua na gestão hospitalar e que foi contrata pela Prefeitura de Frutal para gerir a partir de agora o Hospital Frei Gabriel. O encontro que aconteceu na sala de espera do ambulatório, contou ainda com a presença da prefeita Maria Cecília Marchi Borges (Ciça), do vice Toninho Heitor, secretários municipais, a diretoria do hospital e da atual mantenedora da instituição, a Sociedade Amigos do Hospital São Francisco de Assis (SAHSFA).

Antes da cerimônia de ontem, houve outras duas reuniões, uma na semana passada e outra esta semana, no gabinete da prefeita Ciça, com representantes da Sociedade AHSFA. O objetivo foi falar da proposta da nova entidade gestora e agradecer a parceria da Sociedade mantida junto ao hospital até o momento. Sobre a contratação do IBRAPP, a prefeita explica que se trata do cumprimento de uma exigência legal por parte do Ministério Público. Após o processo licitatório, a empresa vencedora passa a partir de agora a ser a nova gestora do hospital. “A reunião hoje com os 214 colaboradores é para dar suporte e legalidade a atuação de cada um dentro da instituição”, explica.

Ao contrário do que se tem afirmado por aí, a prefeita Ciça durante o seu discurso garantiu que não haverá nenhum tipo de demissão. O que está acontecendo, segundo ela, é o início de uma nova fase da gestão hospitalar. “Hoje é um marco na vida do Frei Gabriel porque queremos administrar com responsabilidade e transparência”, ressalta. Em relação à Sociedade, a prefeita diz que tem muito respeito por tudo que as entidades e os clubes de serviço fizeram nos últimos dois anos em prol ao hospital. “Por isso, fizemos questão de convidá-los para prestar contas e ao mesmo, tempo demonstrar o nosso sentimento de gratidão”, afirma.

De acordo com o diretor-administrativo do IBRAPP, Charles Mendes, a equipe que irá atuar inicialmente no hospital é formada por gestores de contrato e gerentes administrativos. Ele diz que a ideia inicial do instituto é aproveitar o máximo os profissionais existentes no Frei Gabriel para que eles possam produzir o melhor possível em favor do atendimento à população de Frutal e região. Segundo ele, o IBRAPP trata-se de uma empresa séria, há nove anos no mercado com sedes em Brasília, Belo Horizonte e São Luiz (Maranhão). “Hoje, apresentamos parte de nossa equipe, mas em breve, novos profissionais também estarão atuando no hospital”, adianta.

Charles esclarece ainda que não se trata de terceirizar o hospital e sim, que a prefeitura continua sendo a gestora, responsável inclusive pelo repasse mensal como sempre foi feito. Segundo ele, um dos principais compromissos da empresa é justamente manter o pagamento dos funcionários em dia, como já vinha cumprindo a atual administração municipal. Ele adianta ainda que, em cumprimento a uma exigência legal, no futuro, deverá ocorrer um processo seletivo no hospital. “No entanto, primeiro vamos avaliar a atuação de cada colaborador”, ressalta ao completar: “O que queremos é um funcionário comprometido com o propósito do hospital e da prefeitura, que é servir da melhor forma possível a população”, finaliza. (Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa do Hospital Frei Gabriel)

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: