Situação do IML de Frutal é preocupante

O Instituto Médico Legal de Frutal atende mais de dez cidades vizinhas, incluindo a regional de Iturama. Atualmente dois médicos legistas trabalham no órgão, número insuficiente para atender a demanda.
Este relato foi feito pelo vereador Bruno Augusto, que na noite de terça-feira (02), expôs a realidade e alertou sobre os problemas futuros.

“Juntamente com o vereador Professor Querino, procuramos o delegado Dr. Cezar Felipe Colombari com a intenção de tomar ciência da real situação do IML. Infelizmente as respostas que obtivemos foi preocupante”. Disse.

O vereador contou que vai acionar as Câmaras Municipais da região, para que todos cobrem providências do Estado. Ele ressaltou ainda que vai lutar pela implantação de uma SVO -Serviço de Verificação de Óbito -, que irá colaborar com os trabalhos do IML.

“O SVO tem a finalidade de investigar as causas de óbito por morte natural, diferente do serviço mais conhecido que é o IML – Instituto Médico Legal (que investiga mortes violentas e/ou acidentais, por afogamento, estrangulamento, por armas de fogo, arma branca, queimaduras, eletricidade, homicídio, suicídio e suspeitas de envenenamento ou outros interesses da Justiça que demandem investigações profissionais). Atualmente todo serviço é de responsabilidade do IML, o que sobrecarrega as demandas.” Afirmou.

Ainda segundo ele o custeio da SVO será repartido entre os municípios atendidos. O vereador destacou que com a falta de estrutura no IML de Frutal, as ocorrências serão enviadas para Uberaba ou então a família terá que aguardar o início do plantão de um dos médicos legistas para que o corpo seja liberado.

“Hoje, 2 de maio, terça-feira tem um legista de plantão, mas na quarta e quinta não terá, somente na próxima sexta-feira, dia 5 é que o IML de Frutal estará atendendo. Essa situação é totalmente fora da realidade para um órgão que atende uma região tão grande,”. Finalizou.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: