Frutal terá parque ecológico no centro da cidade

Um projeto que já está em andamento prevê a instalação de um parque ecológico linear às margens do córrego vertente grande entre as avenidas Homero Alves e Lauriston Souza.

O projeto, que conta com recursos de emenda parlamentar do deputado Federal Caio Narcio, está sendo desenvolvido pelos profissionais da secretaria de Planejamento Urbano, em parceria com a secretaria de Meio Ambiente, a UEMG e a Copasa. A intenção é transformar a área em um espaço de convivência, caminhada, e prática de atividades físicas.

De acordo com o vice-prefeito de Frutal Toninho Heitor, também secretário de Planejamento Urbano, a intenção é fazer no local a limpeza do córrego e das margens, e também de construir trilhas para a prática de caminhada e de ciclismo. “Queremos provocar o menor impacto possível com atividades de intervenção ali, então se for para construir uma ciclovia ou uma pista de caminhada, teríamos que derrubar muitas árvores, além de ter que trabalhar com aterramento, e seria uma intervenção muito agressiva para aquele ambiente. Queremos preservar o máximo possível” destacou Toninho.

O projeto conta ainda com iluminação por meio de energia solar. “Temos aqui um belíssimo parque no coração de Frutal, é um pulmão da cidade e muita gente nem o conhece, queremos transformar essa área em um espaço de convivência, de esporte e de lazer” ressaltou o vice-prefeito.

Para a secretária de Meio Ambiente Mônica Alves, o projeto tem a função de reconstruir o vínculo do cidadão com a natureza. “Temos um córrego aqui que muitas pessoas atravessam por cima dele e não dá a devida importância, muitas vezes contribui para a poluição, e pelo fato de termos poucos espaços assim ou quase nenhum aqui em Frutal a população tem pouca identidade com o verde, e é isso que buscamos resgatar” enfatizou a secretária.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: