Toninho Borges e a era de ouro do futebol frutalense na pauta do Blog do Portari

O Esporte Clube Treze de Maio é o Campeão do Torneio Tubal Vilela de 1979. Parece simples dizer isso; porém para obter este título, o alvinegro frutalense teve que atropelar as melhores equipes do futebol amador do Triângulo Mineiro, inclusive o bi-campeão da disputa, Alvorada Futebol Clube, de Perdizes – que saiu do Estádio Municipal Woyames Pinto domingo último com destino à sua cidade, Perdizes, carregando uma derrota de quatro a um para o Treze. O que significava também o fim das esperanças de um tri-campeonato, praticamente certo, até o dia em que a equipe de Frutal entrou no seu caminho. Enquanto ao Alvorada cabia o consolo do segundo lugar (o futebol e suas posições antagônicas), ao Treze de Maio sobrava a euforia da conquista do título em sua primeira participação“.

Foi assim que o Jornal Esquema noticiou a vitória de Frutal do Torneio Tubal Vilela, em 1979, considerada a principal competição amadora do Triângulo Mineiro. Naquela partida memorável – talvez o ápice do futebol frutalense – dentre os craques que desfilaram no extinto Woyames Pinto, estava o engenheiro Toninho Borges.

Essa história e muitas outras estarão na pauta do Blog do Portari na próxima entrevista ao vivo que será realizada no sábado, dia 18 de março, a partir das 9h30, ao vivo pela Fanpage do Blog do Portari. Craque nos gramados, Toninho Borges conhece como poucos a história do 13 de Maio, do seu principal rival, o Arsenal Futebol Clube, e nos contará diversas histórias e causos do esporte na nossa cidade. Hoje, as equipes, adormecidas, praticamente não existem mais nas conversas de rua a não ser na saudosa lembrança de quem teve a oportunidade de ver suas partidas, seja na década de 70, 80 ou 90.

Um bate papo com muito bom humor e saudade da era de ouro do futebol frutalense. Vale a pena conferir! E se você gostou do assunto, abaixo o videodocumentário sobre a rivalidade Treze x Arsenal produzido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Jornalismo da UEMG em Frutal. Até lá!

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: