Noticias

Retrospectiva de minhas postagens sobre política: acertos e erros

Passadas as eleições municipais e todo o desenrolar, pus-me a revirar os arquivos do blog. Iniciei as postagens aqui em 2010 e, em 2012, fiz vários prognósticos sobre as eleições municipais desde o começo do ano. Agora, olhando o que escrevi no passado, vejo quais “previsões” se concretizaram e quais errei. Acho que vale a pena a revisão para ver o quanto vi- e percebi – o cenário político frutalense no ano passado…

==

No dia 31 de janeiro fiz um post com o título “Prognósticos” (https://www.rodrigoportari.com.br/?p=332). Naquela data disse que teríamos três ou quatro candidatos nas eleições e apontei como nomes certos: Mauri Alves, Toninho Heitor, Ésio e Romero Brito. Acertei na mosca. Tivemos 3 candidatos e Romero abriu mão de sua candidatura por entender que não recebia o devido apoio de Ciça e Narcio quando se colocou à disposição da cidade.

==

Dia 17 de março publiquei as seguintes notas (https://www.rodrigoportari.com.br/?p=366):
“Mauri Alves, sem dúvida nenhuma, é o pré-candidato que conta com total simpatia da prefeita Ciça. / Pessoas ligadas a Mauri disseram, também, que Mauri já escolheu seu lado nessas eleições: estará ao lado da prefeita, incondicionalmente. Quem mais quiser vir, pode vir. Mas a decisão de Mauri já estaria tomada”.

Outro acerto de minhas “previsões”.

==

Em 21 de março eu antecipava (https://www.rodrigoportari.com.br/?p=369):

“E para quem acha que onde Narcio apontar, todo o grupo irá sem questionar, desconhece a dinâmica de convivência entre os companheiros políticos do Secretário e ele. Isso porque apesar de ser um grupo que sempre caminha junto, as divergências são respeitadas e, não muito raro, o próprio secretário ouve seus companheiros e muda sua opinião sobre determinados assuntos. Enfim, de março a junho, haverá muito a se conversar em todas as esferas políticas”. – Dito e feito.

==

Em 29 de maio, faltando 30 dias para o registro das candidaturas (https://www.rodrigoportari.com.br/?p=596):

Mas meu palpite é de que Toninho Heitor deverá ter como vice um candidato do PMDB (Edgard Mendonça) ou do PSDB (Zé Neto, Edivalder Cheiroso, ou outro). Mauri deverá ter seu vice indicado pelo PR (Maíza, Joab, Nivaldo Pacheco, ou um quarto nome). Ésio eu acredito que deva caminhar com a legenda do PSL (que tem Pastor Elimar como nome de ponta). E Lino deverá compor com algum outro partido.

Acertei na união de Toninho e Edgard. Errei ao pensar que o PR indicaria o vice de Mauri, que acabou tendo Frontino como vice, Ésio de fato teve o PSL ao seu lado, mas com o nome de Lúcia Azoia.

==

Posteriormente, destaquei que Mauri teria perdido o PSC, fato que se confirmou. Porém ele conseguiu reverter a situação e oficializou sua candidatura.

==

E no final das eleições, não foi segredo que votei e apoiei Toninho Heitor e torci para que ele ganhasse. O resultado das urnas todos sabem.

==

No geral, pelo visto, enxerguei e entendi bem o desenrolar político de Frutal em 2012. Veremos agora como devem ser as próximas eleições para deputado, governador, senador e presidente. Por enquanto, tenho só observado o movimento dos deputáveis pela cidade.

==

Anuncie! 34-9111-1345

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: