Febre Amarela mata macaco em Uberaba e liga alerta na saúde da região

Informe Epidemiológico da Febre Amarela, divulgado nessa terça-feira (21), pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), confirmou que um dos macacos encontrado morto em Uberaba, testou positivo para febre amarela. Segundo o superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Ivan José da Silva, o animal foi encontrado nas imediações do bairro Jardim Santa Clara e uma reunião com a equipe da Secretaria de Saúde do município foi realizada na tarde de ontem.

“A partir da confirmação da morte de um primata não-humano positivo para febre amarela, nós iremos usar o protocolo que nós tivemos na Secretaria de Estado de Saúde, e é usado nas outras regiões que também registraram esses casos. Chamamos uma reunião emergencial junto ao município, com o secretário Iraci Neto, para que pudéssemos alinhar uma estratégia de enfrentamento dessa situação. Intensificação da vacinação: Identificaremos onde foi achado o primata morto, que é no Jardim Santa Clara e a partir daí, em um raio de 1km, vamos intensificar tanto a vacinação, quanto a revisão dos cartões de vacina. Essa revisão é muito importante e em parceria com os municípios, agentes comunitários de saúde, enfermeiros da atenção primária, iremos fazer essa intensificação. Além disso, o Estado já colocou à disposição do município, de imediato, 8 mil doses de vacina, para começar imediatamente esse bloqueio vacinal. Também colocamos a disposição o carro fumacê para a região, para auxiliar no combate ao mosquito, que é o transmissor da doença. Lembrando que o fumacê é uma arma, mas se a população da região não fizer sua parte, limpando os terrenos, eliminando os criadores do mosquito, o fumacê não resolve nada”, explica.

Silva acrescenta. “Por enquanto, através do laudo da Fiocruz, foi constatado a febre amarela apenas nesse primata encontrado nas imediações do Jardim Santa Clara. Ainda não há resultado para o outro primata encontrado morto na cidade. O importante é que nós façamos um trabalho de bloqueio. A revisão do cartão é muito mais importante do que a própria vacina. Muitas pessoas já vacinaram e não se lembram. Peço para que as pessoas verifiquem em suas casas, procurem o cartão e vejam se já foram vacinadas, para que possamos otimizar as vacinas, principalmente parra aquelas pessoas que não estão imunizadas. A partir da segunda dose da vacina, a pessoa está imunizada para o resto da vida”, completou.

Secretário de Saúde de Uberaba, Iraci Neto ressaltou que a partir dessa quarta-feira (22), as Unidades de Saúde passam a vacinar contra febre amarela todos os dias. “Trabalhamos em equipe para traçarmos a melhor estratégia possível para que possamos fazer todos os bloqueios e ações, dentro dos preceitos da saúde pública, beneficiando a população e resguardando a população de qualquer agravo mais específico. A partir dessa quarta-feira (22), em virtude da disponibilidade, imediata, de vacinas pelo Estado, todas as unidades passaram a atender a vacinação de febre amarela todos os dias da semana. Vamos analisar uma possível estratégia para o feriado, mas já estamos pensando na semana seguinte. O Estado nos garantiu que não vai faltar vacinas. Porém, temos que agir muita tranquilidade e a população também. Levar o cartão de vacina é muito importante, para que não tenhamos duplicidade na aplicação dessa vacina, em pessoas que não necessitam. As pessoas acima de 60 anos, que não estão imunizadas, devem comparecer às unidades de saúde, com uma recomendação médica. Quanto à questão vacinal, essa garantia do Estado, mediante essa situação, já nos dá uma tranquilidade de traçar objetivamente essa estratégia e com a liberação do fumacê, nos auxilia na intensificação do bloqueio. Vamos continuar com uma ação com raio maior nessa área, mas, pensando na cidade como um todo. Vamos receber essas vacinas, provavelmente, no período da manhã dessa quarta-feira (22) e estamos nos preparando para distribuir essa vacinas nas unidades de saúde. Acredito que no período da tarde, todas as unidades já estejam devidamente prontas para dar prosseguimento a vacinação”, pontuou.

Secretário de Saúde ainda concluiu. “É importante frisar para a população que o mesmo mosquito que transmite a dengue é o vetor da febre amarela. Precisamos ter a cidade limpa, não podemos ter água parada. Em virtude desse cenário, pedimos a população que fique atenta a essa situação. Nossas ações de limpezas também serão intensificadas. O mutirão contra a dengue e o multiação continuam. Em 30 dias, foram recolhidos mais de 30 toneladas de lixo. A população precisa ficar atenta. Hoje, temos a confirmação de uma macaco com vírus da febre amarela. Ele é o hospedeiro. Se o mosquito picar o hospedeiro e posteriormente picar um ser humano, temos uma reação em cadeia. Temos que ter bastante cuidado e pedimos a colaboração da população. O trabalho do nosso lado continua sendo feito e intensificado”, encerrou.

Fonte: Jornal de Uberaba

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: