Hospital Frei Gabriel retorna atendimento à população com a realização de pequenas cirurgias

Desde o último dia 07, o Hospital Frei Gabriel retornou o atendimento à população através da realização das pequenas cirurgias que estiveram temporariamente suspensas. A boa notícia foi anunciada pelo cirurgião plástico que atua na instituição, Carlos Gustavo Zahluth Monteiro. Segundo ele, devido à grande demanda o retorno do serviço foi solicitado pela prefeita Maria Cecília Marchi Borges (Ciça), através da Secretaria Municipal da Saúde que faz o agendamento das consultas de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.

O médico Gustavo Zahluth explica que antes de passar pela avaliação e pelo procedimento cirúrgico o paciente chega ao Frei Gabriel encaminhado por um médico da Unidade Básica de Saúde do bairro onde mora. Todas as terças e sextas-feiras pela manhã é feita a avaliação e nos mesmos dias são realizadas as pequenas cirurgias, porém no período da tarde. “As pequenas cirurgias são feitas com ou sem anestesia e normalmente são rápidas”, salienta.

Ainda segundo o cirurgião, conforme preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS), os principais procedimentos realizados no hospital são: drenagem de abscesso, lesões de pele, nas pálpebras e na mucosa da boca, retirada de verruga, tumor de pele e de pele necrosada, cisto sebáceo, nódulos abaixo da pele, cirurgia de unha encravada, pequenos nódulos de mama, entre outros. “A cada avaliação atendemos 12 pacientes e oito procedimento cirúrgicos”, informa.
Gustavo Zahluth comemora o fato de na maioria dos casos haver sucesso na recuperação dos pacientes graças ao tratamento e diagnóstico feitos na fase inicial. Já a recuperação, conforme explica, depende de cada pessoa, da gravidade ou da evolução da lesão tratada. É nessa hora, que segundo o médico, é fundamental a colaboração do paciente nos cuidados do pós- operatório. “Alguns casos seguem sendo observados nas unidades de saúde, outros comigo no hospital. O paciente sai daqui com a receita em mão e com todas as orientações necessárias”, conclui.
A professora Luceli de Oliveira Cândido, que procurou o hospital para a retirada de uma verruga, diz que ficou muito feliz com o retorno do atendimento. “Fui avaliada e já vou passar pelo procedimento. Gostei muito do atendimento, é um excelente profissional, muito educado e passa tranqüilidade para a gente”, elogia. (Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa do Hospital Frei Gabriel)

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: