Espíritas de todo o país se reunirão em Frutal no 61ª Concafras em fevereiro

Frutal recebe entre 25 e 28 de fevereiro deste ano a 61ª Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita (CONCAFRAS-PSE). O evento será realizado em cinco cidades do país: Porto Seguro, Porto Velho, Porangatu, Castro e Frutal. A expectativa é de que um grande público de todos os cantos do mundo se reúnam em Frutal para estudos doutrinários do espiritismo entre outros debates e temas que serão desenvolvidos na cidade, conforme destacou recentemente em conversa com o blog o despachante Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas), um dos organizadores desse grande evento na cidade.

A CONCAFRAS-PSE é um encontro anual de trabalhadores espíritas e foi criada com a finalidade de dinamizar as Campanhas de Fraternidade Auta de Souza, porém hoje, possui diversos objetivos. Acontecendo há 57 anos, ininterruptamente, a CONCAFRAS-PSE não tem sede definitiva. Trata-se de uma caravana de amor e fraternidade, constituindo-se de um movimento de caravaneiros, integrando o Movimento Espírita na Pátria do Evangelho, e não de um órgão. Sua presidência alterna-se anualmente, conforme a instituição espírita que a patrocine.

Acontece sempre no período de Carnaval, contrapondo-se às trevas do momento mais triste do nosso país, conforme nos elucida o espírito Manoel Philomeno de Miranda em sua obra “Nas Fronteiras da Loucura”, psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco. A CONCAFRAS-PSE tem deixado nas cidades por onde passou um rastro de luz, através da fundação e do aperfeiçoamento de centenas de Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e de trabalhos de assistência e promoção social espírita, além da divulgação da Doutrina Espírita de porta em porta, através da realização da Campanha de Fraternidade Auta de Souza por todos os caravaneiros que comparecem ao conclave, o que atinge milhares de lares todos os anos.

COMO OCORRE O EVENTO?

O evento é constituído por diversos momentos em que se alternam estudos doutrinários, na forma de cursos, confraternização e práticas assistenciais.Iniciando-se sempre no sábado de Carnaval, quando se dá a abertura do conclave, a primeira atividade coletiva sempre é a realização da Campanha de Fraternidade Auta de Souza, no domingo pela manhã, da qual participam todos os caravaneiros, inclusive as crianças presentes ao encontro.

Seguem-se, no domingo e segunda feira, os estudos doutrinários, em que, entre outras coisas, são ministrados inúmeros cursos nos quais são apreciados os mais diversos trabalhos de assistência e promoção social espíritas que acontecem pelo Brasil afora.Assim, a CONCAFRAS-PSE também é um grande encontro de treinamento de trabalhadores espíritas, já que os caravaneiros de uma cidade ou região podem trocar experiências com os caravaneiros de outras regiões, enriquecendo, desta maneira, o aprendizado de todos.Após os estudos acontecem as práticas assistenciais, sempre correspondentes aos cursos aplicados, nas quais o caravaneiro irá vivenciar, na prática, o que aprendeu nas salas de aula.O encerramento se dá na terça feira, em clima de muita solidariedade e confraternização.

O TRABALHO ASSISTENCIAL E OS ESTUDOS DOUTRINÁRIOS NA CONCAFRAS

Os pontos culminantes da CONCAFRAS-PSE são os estudos doutrinários e as atividades práticas. Os estudos doutrinários, dividem-se em vários temas.O Tema Campanha de Fraternidade Auta de Souza, com aproximadamente uma hora de duração, também é um dos temas estudados por todos os participantes. Objetiva estudar e aperfeiçoar a Campanha de Fraternidade Auta de Souza. Após o estudo, todos os participantes partem em grupos para as ruas a fim de realizarem, juntos, a Campanha de Fraternidade Auta de Souza.

O Tema Central, com aproximadamente duas horas de duração, é um tema estudado por todos os participantes divididos em salas de aula. Consiste, geralmente, no estudo e reflexão de um tema extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo, uma das obras da Codificação da Doutrina Espírita.

O Tema Especial, também com duas horas de duração, é o terceiro tema estudado por todos os participantes do evento. Seu enfoque está geralmente associado às necessidades das Casas Espíritas.Os Temas Livres, consistem em um rápido painel de 30 minutos a 1 hora de duração, com apresentação de experiências de diversas Instituições Espíritas da Pátria do Cruzeiro e de outros países.

Como ponto principal, temos os Temas Específicos, com aproximadamente seis horas de duração. Aborda experiências práticas voltadas a promoção social, desenvolvidas por instituições em todo Brasil. São mais de 50 temas diferentes para você escolher. Os instrutores destes temas configuram-se como especialistas em sua área de atuação, aptos, portanto, à apresentação de suas experiências e ao auxílio daqueles que pretendam desenvolver experiências similares em seus locais de atuação.Durante o evento, os alunos dos Temas Específicos realizam Atividades Práticas Assistenciais de acordo com o estudo realizado, adquirindo experiência, espalhando consolações, atendendo o infortúnio oculto e amparando os aflitos de toda ordem.

A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA E DO JOVEM

Paralelamente aos estudos dos adultos, os jovens de 12 e 13 anos podem optar por fazer alguns cursos voltados para sua faixa etária. As crianças também participam desde evento em todos os seus dias. Uma equipe específica de trabalhadores dedica-se à realização da “Concafrinhas”, com todos os filhos dos participantes em momentos de estudo e trabalhos assistenciais.

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: