Polêmica, quatro presidentes em um dia, muita tensão: assim foi a posse dos eleitos 2017

Para uma Legislatura que começou empossando sete suplentes em virtude de prisão preventiva contra os eleitos para os cargos de vereador, a primeira sessão da Câmara Municipal de Frutal não poderia ser de outro jeito: tumultuada e ainda mais desgastante para a combalida imagem do Legislativo local. Descrever o que ocorreu na noite deste domingo em Frutal não é uma tarefa fácil ou simples e, por isso, irei fazer em tópicos a fim de “organizar”, cronologicamente, a sucessão de polêmicas vivenciadas hoje em nossa cidade.

Polêmica 1

A primeira polêmica começou logo na instalação da Legislatura. Assim que o vereador mais votado, Bruno Augusto, assumiu interinamente a presidência da Câmara, ele recebeu um ofício pedindo para que a ordem da posse fosse invertida. Tradicionalmente primeiro elege-se a Mesa Diretora, depois é feita a posse do prefeito e vice. Bruno afirmou que iria seguir o regimento da Câmara e fazer de acordo com a ordem prevista em lei. Essa decisão já gerou desconforto e os primeiros protestos apareceram por parte da vereadora Gleiva, vereadora Maíza, entre outros vereadores.

Polêmica 2

Na sequência, Bruno passou a leitura das chapas protocoladas para concorrer ao Legislativo. Nesse momento ele informou ter recebido ofício do vereador Pedrinho do Gás afirmando que jamais consentiu sua participação na Chapa 1, encabeçada por Josimar Ferreira Campos. Portanto, Pedrinho solicitava que seu nome não figurasse na chapa. Bruno afirmou que desta forma iria indeferir o registro da chapa 1 e outra polêmica se instaurou. Vereadores como Gleiva, Maíza, o próprio Josimar, Zizi, entre outros, afirmaram que isso seria um absurdo e que, mesmo sem o consentimento de Pedrinho do Gás, ele não poderia fugir do cargo colocado para ele na Chapa. Bruno não acatou o argumento e, no bate-boca, a sessão foi suspensa por 5 minutos. Na volta, passou-se à leitura do requerimento inicial, de inversão da ordem das posses, que foi aprovado pelos vereadores.

Posse

Dessa forma, Bruno Augusto deu posse à prefeita eleita, Maria Cecília Marchi Borges, e ao vice-prefeito eleito, Antônio Heitor de Queiroz. Eles discursaram enaltecendo suas vitórias e dizendo que vão se esforçar para fazer o melhor pela cidade.

Polêmica 3

A terceira polêmica da noite veio logo após os discursos. O presidente interino Bruno Augusto, afirmando estar sendo ameaçado e não haver segurança suficiente para continuar com a sessão, deu por encerrada a reunião do dia 1 e automaticamente convocou os vereadores para uma nova sessão no dia 2, às 9h., para a eleição da Mesa Diretora da Câmara. Assim que encerrou a sessão, Bruno saiu do anfiteatro da UEMG e foi embora, sendo seguido pelo vereador Edivalder Cheiroso. Nesse momento, 11 dos 15 vereadores se revoltaram com a decisão e afirmaram que, como Bruno foi embora, que a sessão fosse presidida por outro vereador.

Polêmica 4

O próximo vereador mais votado da lista é Pedrinho do Gás. Ao ser convocado para assumir a presidência, o mesmo se negou a tal ato. Foi então convocado o próximo da lista, Querino François, o terceiro presidente nomeado para a mesma sessão. Querino assumiu o comando da reunião e pediu uma suspensão de 15 minutos para se inteirar melhor do que diz o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município.

Polêmica 5

Ao retomar a sessão, o vereador Querino François afirmou que não teria competência para conduzir os trabalhos, uma vez que a sessão já havia sido encerrada pelo vereador Bruno Augusto. Mais um momento de bate boca e discórdia. Querino pediu que constasse em ata tanto o encerramento de sessão feito por Bruno como a sua decisão de encerrar a presente sessão até a segunda, às 9h. da manhã. Mais uma vez a decisão não foi acatada e, desta forma, foi nomeada a próxima vereadora na lista de mais votados: Maíza Signorelli Nunes.

Polêmica 6

Maíza assumiu o comando da sessão – mesmo após os dois encerramentos anteriores – e colocou o deferimento das chapas inscritas para a Mesa Diretora em votação. O ofício de Pedrinho do Gás foi ignorado nessa parte da reunião. Com as três chapas deferidas, passou-se a votação. E o resultado foi de 11 votos para a Chapa 1, encabeçada por Josimar Ferreira Campos, 2 votos para a Chapa 3, encabeçada por Querino François, e 0 voto para a Chapa 2, encabeçada por Edivalder Cheiroso.

Resultados

Josimar foi declarado vencedor e eleito presidente da Câmara Municipal de Frutal para o biênio 2017-2018. No entanto, é certo de que mandados de segurança e ações judiciais deverão aparecer por parte do vereador Bruno Augusto, que já havia encerrado a sessão anteriormente. É fato de que os próximos meses não serão de tranquilidade dentro da Câmara Municipal.

Avaliação do Editor

A tão combalida imagem da Câmara foi mais desgastada ainda na noite de hoje. O que se viu de grande parte das pessoas que passaram pela UEMG foi um ar de decepção pelas brigas internas e pela forma como as coisas têm sido tratadas no Legislativo frutalense. Na avaliação do editor é preciso, antes de tudo, que a Câmara tente recuperar a sua imagem perante a população e, mais que isso, a sua credibilidade. Não é tarefa fácil. Mas é extremamente necessário restaurar o papel de legítimos representantes da sociedade frutalense. Sob pena de haver um vácuo na ponte que deveria existir entre o povo e o poder instituído.

Vídeo de parte da reunião

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: