Contas de telefone pós-pago e plano controle devem ficar mais caras em janeiro

O brasileiro deve começar o ano com mais uma surpresa desagradável no orçamento. Os usuários de telefonia móvel com planos de conta, os chamados pós-pago e controle, terão aumento no valor pago – em alguns casos, o valor pode ficar até 20% maior. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), são 77,3 milhões de linhas de celulares com conta.

Já para os telefones fixos o valor deve aumentar até 13%, segundo indica a expectativa do setor.

O aumento é resultado de recente decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STF), de outubro, que obrigará as empresas de telefonia a recolherem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, sobre o valor da assinatura básica, que é cobrada mensalmente do usuário. O Tribunal entendeu que a assinatura mensal, tanto para a telefonia fixa quanto para a móvel, é um serviço prestado, já que representa “a efetiva prestação do serviço de comunicação”.

O reajuste nos valores variará de acordo com a alíquota de ICMS para cada estado. O ideal é que o usuário entre em contato com a própria operadora para entender como funcionará o aumento plano a plano, com ou sem a franquia de minutos.

Votação. Por sete votos a dois, o Supremo Tribunal Federal decidiu em 13 de outubro de 2016 que o ICMS incidirá sobre a tarifa de assinatura básica mensal cobrada pelas prestadoras de serviço de telefonia, independentemente da franquia de minutos conferida ou não ao usuário.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: