Prefeito e vice reeleitos em Prata tem registro de candidatura cassados por crime eleitoral

0509anuarA notícia sobre a cassação do registro de candidaturas do prefeito Anuar Arantes Amui e o vice Sandro Vilela Teodoro, reeleitos em Prata, causou uma reviravolta na política cidade nesta quarta-feira (16). Na dénúncia, consta que em reunião no Bairro Morada do Sol, o prefeito afirmou que se reeleito continuaria a regularizar a situação de moradia dos habitantes do local. Um vídeo incluído no processo mostra o momento em que o assessor jurídico da Prefeitura entrega os termos aos moradores.
O prefeito se defende e diz que não usou os documentos pra comprar votos. “Nada dissso, isso é uma regularização fundiária, isto iniciou em 2013 logo que nós entramos aqui no nosso governo. Umas famílias humildes, famílias que precisam realmente, eram donas de fato e não de direito, precisavam . Uma área invadida há anos, mais de 20 anos e fizemos aí a regularização fundinária”, explicou.
Ele nega, ainda, a entrega dos termos de doação da área. Diz que eram aditivos aos 30 títulos entregues em dezembro do ano passado. “Ninguém entregou nada pra ninguém foi apenas aditivo de erro de cartório. Isso tudo já foi entregue lá em dezembro de 2015.”, concluiu.
A dona de casa, Sandra Mara Carvalho Silva, moradora do bairro há 10 anos, confirma ter recebido o termo de doação no local, 15 dias antes da eleição de 2 de outubro. “Aconteceu isso, vieram aqui tomaram os papéis e disse que era compra de voto. Mas eu acho que não é não que se os papéis já estavam prontos como que é compra de voto?”, afirmou.

Denúncia
A ação é do Ministério Público Eleitoral (MP), que alega prática de condutas proibidas a todos os envolvidos. Segundo o MP, eles se utilizaram promocionalmente de bens públicos para conseguir votos.
A decisão da juíza eleitoral Danielle Louise Dias, também anulou os votos obtidos por eles nas últimas eleições. Os dois e o assessor Augusto Faria de Morais foram condenados a pagar multa de cerca de R$ 53,2 mil. Anuar Amui informou que vai recorrer da decisão.

Repercussão
Nesta quinta-feira (17) a equipe de reportagem do MGTV foi até ao local para repercutir o assunto. A cidade tem uma população com cerca de 25.800 habitantes e 21.088 eleitores, muitos, ficaram surpresos quanto aos rumos da política local.
Segundo o auxiliar administrativo, Sérgio Calixto da Silva, a situação preocupa. “Muito preocupante que a gente não sabe o que vai acontecer . Agora é esperar porque cabe recurso pra ele também, esperar o que vai acontecer lá em Belo Horizonte”.
Já o aposentado, Vicente Moreira, disse que acredita na inocência do prefeito eleito. “”Uai tá errado né? Porque ele é um prefeito bom, agora por causa que ele deu uma escritura aí pros rapaz lá agora vai ser condenado?”, afirmou.
Para o ajudante industrial, Aparecido da Silva Alves, a eleição deve ser cancelado se comprovada a denúncia. “Se é verdade ou tem que ser cancelada a eleição ou ter outra eleição, sei lá, o que a justiça achar que decidir certo não é que se foi cancelada alguma coisa de errado teve.

Fonte: G1 Triângulo

pizzaclubslider

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: