Noticias

Concurso anulado e sugestão para a coleta de lixo em Frutal

Como foi anunciado ontem, o concurso público de Frutal está definitivamente anulado. Resta agora esperar as explicações da ex-prefeita e de sua assessoria sobre a anulação. Mas é fato que a explicação que existe já foi dada pela Justiça: houve fraude no concurso e algumas pessoas, ao que parece, foram beneficiadas para serem aprovadas.

==

Esse é um desfecho para a polêmica do concurso que se arrastou por praticamente 8 anos na história de Frutal. Agora é hora de todos interessados começarem a se preparar para prestar o novo concurso quando ele vier.

==

Muitas pessoas questionam o serviço de limpeza urbana em Frutal. Vários são os questionamentos apresentados e às vezes perguntam se há alguma solução mais “inteligente” para o caso. Destaco, hoje, uma experiência de sucesso que testemunhei lá em Porto Alegre em minha estada por 30 dias naquela capital.

==

Lá, a coleta é automatizada e sem o contato humano, como se vê na fotografia abaixo:

 

==

Automatizar processos e melhorar a vida da população, essa é a ideia trazida através da tecnologia. Existem diversas áreas onde é possível automatizar para se conseguir melhores resultados, e um ótimo exemplo disso é na coleta de lixo, onde o processo que antes era realizado por mais de um homem, agora pode ser feito com apenas uma pessoa e um caminhão modificado para tal ação. A prefeitura de Porto Alegre (RS) inova na área sendo a primeira capital do país a implementar um processo automatizado de coleta de lixo.

==

Ao invés de se utilizar caminhões normais de coleta e pessoas que realizam tal serviço, agora é possível se ter apenas um homem fazendo o trabalho de pelo menos quatro. Além disso, houve uma melhoria também aos locais onde o lixo é colocado, pois novos contêineres foram comprados para serem utilizados no novos serviço de coletas.

==

A coleta é feita da seguinte forma, um caminhão especial que possui braços robotizados, que podem realizar o mesmo serviço feito antes por humanos. O próprio motorista do caminhão controla de dentro da cabine o movimento dos braços, esse movimento é controlado através de uma tela que está conectada a câmeras externas ao caminhão, o movimento dos braços é feito através de um joystick. O motorista pode pegar o contêiner e despejar na parte compactadora, após realizado o processo, o contêiner é posto novamente em seu lugar.

==

Através de uma coleta automatizada existe uma melhoria em relação a forma de depositar o lixo, assim todo cidadão poderá utilizar os contêineres a qualquer hora do dia ou da noite, o novo tipo de contêineres ajuda também na hora de organizar o lixo, diminuindo o acumulo na rua e com isso eliminando o mau cheiro causado pelo lixo exposto.

==

No quesito segurança, através do processo realizado por braços robotizados, quem opera a máquina não precisa estar em contato direto com o lixo, e não precisa se preocupar em realizar a coleta em dias de mau tempo. Sem falar que o processo ajuda no transito, pois com lixeiras dispostas no centro da cidade, é possível se ter mais agilidade com a coletada de forma “autônoma”.

==

Bem vindo ao nosso novo parceiro, meu caríssimo amigo Jarbinhas! Ele, que acessa o blog diariamente, vive me cobrando algumas posturas por aqui. Bem vindo, caro amigo!

==

Faça como o Jarbinhas. Anuncie aqui! 34-9111-1345.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: