Termina hoje prazo para sacar PIS/PASEP

3006dinheiroQuase um milhão de trabalhadores que tem direito ao abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), referentes a 2014, ainda não sacou o benefício, que equivale a R$880, um salário mínimo, e corre o risco de perder o dinheiro. O prazo para a retirada do benefício termina hoje, sem previsão de prorrogação. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) avisou que após esta data o valor voltará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e não ficará mais disponível para saque nas agências bancárias.

Para o economista Marco Antônio Nogueira, o problema do PIS/Pasep é a falta de comunicação do governo federal, já que, segundo ele, muitos beneficiários não sabem dos seus direitos. “Não são todos que têm acesso à internet e jornais, como grande parte desse grupo é das classes C, D e E. Os beneficiários acabam se esquecendo ou nem sabem que têm direito de resgatar o valor. Então, essa falta de informação é o maior problema, especialmente nessas classes menos favorecidas que estão sofrendo com a inflação e os preços subindo no supermercado”, avaliou.

O MTE informou, ainda, que quem trabalhou por pelo menos 30 dias com carteira assinada e teve salário médio de até dois salários mínimos em 2014 pode sacar o benefício. Além disso, era preciso estar inscrito no PIS/Pasep há no mínimo cinco anos e ter tido o nome informado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Saque. Os beneficiários podem retirar o abono em qualquer agência da Caixa, no caso do PIS, ou do Banco do Brasil, no caso do Pasep. Servidores públicos que se aposentaram depois de 2014 e cargos comissionados em instituições públicas devem verificar se têm direito ao benefício.

Economista recomenda beneficiários a utilizarem o abono para quitar dívidas. O recebimento desse benefício pode ser a saída ou para dar um fôlego a muitas pessoas que estão com dívidas. Questionado sobre como os beneficiários podem utilizar esse dinheiro do PIS/Pasep, o economista Marco Antônio Nogueira orienta que os endividados utilizem o abono para tentar quitar todos os débitos. “Todo o dinheiro que vier no momento de crise é bem-vindo. Se houver contas para pagar, que os beneficiários utilizem para isso. Ainda mais nesse momento em que quase 50% das famílias estão endividadas, seria importante que os débitos fossem quitados, principalmente os relacionados ao cartão de crédito”, finaliza.

pizzaclubslider

deny

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: