Pesquisa do Instituto Veritá aponta queda de Ciça e crescimento de Caio Heitor

pesquisaok
Pesquisa do Instituto Veritá divulgado pela Band Triângulo constata queda de Ciça e crescimento de Caio Heitor na disputa pela prefeitura de Frutal. Na primeira pesquisa, divulgada em 29 de julho de 2016, Ciça aparecia com 64,2% da preferência dos eleitores, enquanto Caio Heitor tinha 8,3%. Gilsen Queiroz era o terceiro colocado com 3,3% das intenções de voto. Essa primeira pesquisa foi realizada entre 13 e 17 de julhoe ouviu 403 eleitores, sendo registrada no TRE com o número MG-0279/2016.
Já a segunda pesquisa, divulgada na noite de hoje, mostra uma queda na intenção de voto de Ciça. Agora, a candidata tem 53,4% de intenção de votos (queda de 10,8% na intenção de voto), enquanto Caio Heitor saltou para 14% (crescimento de 6%). Gilsen Queiroz teve 3,9% de intenção de votos e Eduardo Vitória, 0,2%. Essa segunda pesquisa foi realizada com 403 eleitores entre os dias 23 e 26 de agosto, registrada com o número MG-08525/2016. A margem de erro de ambas as pesquisas é de 4,8%.
Já em relação ao candidato Eduardo Vitória, em conversa com o Blog na tarde de hoje, manifestou que deve renunciar à sua candidatura ainda na manhã do dia 30 de agosto.
Em relação ao Instituto Veritá, o histórico não é dos melhores em Frutal. Na eleição passada, 48 horas antes da votação, esse mesmo Instituto apontou vitória folgada de Toninho Heitor. No entanto, ao final da votação, a história foi bem diferente.
==
Os números foram obtidos em postagens no Facebook, que não me estranharão se já tiverem sido apagadas nesse momento. Mas, segue os “prints” das telas:
pesquisa1 pesquisa2
==
Curiosamente, no site oficial do Instituto Veritá houve também mudanças nos números divulgados. Lá os números da pesquisa são: Ciça 54,3%; Caio Heitor 14%; Gilsen 3,9%; Eduardo Vitória 0,2%.
==
Em tempo: Após o “sumiço” do vídeo na página oficial do Instituto Veritá (mas temos os prints aqui e testemunhas que o assistiram até às 20h. comigo), fiz uma alteração nos números da reportagem para os números “oficiais” divulgados no site do Instituto Veritá. Então, como dificilmente teremos explicações para a atitude do Instituto, ficamos com a dúvida: o que aconteceu com a % de um dos candidatos? Vai-se lá saber. O que só reforça o que disse no final do texto: esse Instituto não dá sorte com Frutal e tem um histórico duvidoso quando se trata da eleição da nossa cidade.
 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: